29 de outubro de 2020 Trilha do agronegócio tem início no Inova Trade Show com debate sobre inovação no setor
Por Marina Moura
Agência de Inovação Inova Unicamp
O primeiro dia da 7ª edição do Inova Trade Show, contou com uma ampla programação voltada ao agronegócio, com webinars realizados em parceria com a Conexão.f, a incubadora de conhecimento da Fundepag. Ao todo, foram três apresentações, sendo duas delas voltadas aos temas de Ciclo da Vida e Economia Circular.
O webinar que abriu a programação da trilha, “Ciclo de vida dos alimentos: Inovações e Oportunidades”, contou com a participação de Eloisa Garcia, diretora geral do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
A palestrante apresentou aos participantes a metodologia utilizada pelo instituto para a Análise do Ciclo de Vida (ACV) de produtos alimentícios e demonstrou a importância do investimento no desenvolvimento sustentável. “Durante o processo de concepção e produção de novos produtos é essencial pensar na questão do ciclo de vida. A inovação deve estar sempre alinhada com o desenvolvimento sustentável e almejar o equilíbrio social, econômico e ambiental”, afirmou.
De acordo com ela, o ciclo de vida de um produto começa muito antes de ele chegar nas mãos do consumidor. Tudo tem início na exploração dos recursos naturais. Em seguida, o processo continua com o transporte e a produção das matérias-primas, fabricação do produto, distribuição, varejo e consumo, além da reciclagem e disposição final dos resíduos.
Em todas as etapas do ciclo há fatores como o consumo de energia e de recursos naturais, além da emissão de poluentes. Por isso, procurar soluções para reaproveitar resíduos, criar coprodutos e otimizar a utilização de riquezas naturais são formas de promover sustentabilidade para os ciclos de vida dos produtos.
Nos dias de hoje, porém, o ciclo de vida da maior parte dos produtos é linear e, muitas vezes, existe até a intenção de torná-los obsoletos rapidamente. Com o objetivo de mudar essa realidade e tornar os ciclos mais duráveis e sustentáveis, cresce a relevância da Economia Circular.
O conceito da Economia Circular foi explicado por Leda Coltro, pesquisadora do Centro de Tecnologia de Embalagem (CETEA), do ITAL, durante o webinar “Economia Circular: Papel das Embalagens”, realizado na sequência. “A Economia Circular visa criar ciclos de vidas mais sustentáveis para os produtos e é norteada por seis conceitos: regeneração, compartilhamento, otimização, ciclagem, virtualização e substituição”, afirmou Coltro.
Gustavo Alvarez, CEO da America Tampas e coordenador da Câmara Setorial de Tampas Plásticas da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), complementou a fala de Coltro ao comentar o papel da indústria de embalagens plásticas na nova economia sustentável. “O consumo crescente de plástico trouxe diversos benefícios no que diz respeito ao desenvolvimento da humanidade e a melhoria na qualidade de vida das pessoas. Mas também trouxe problemas que precisamos encarar”, afirmou.
O conceito da Economia Circular vem sendo aplicada ao consumo de plásticos para fomentar a utilização do material de forma consciente e mais eficiente. Como exemplo de ação nessa direção, Alvarez destacou a Rede de Cooperação para o Plástico: uma iniciativa brasileira em prol da Economia Circular que conta com a participação de mais de 50 empresas e une todos os elos da cadeia produtiva do plástico – desde as petroquímicas até as cooperativas de reciclagem.
Ambos os webinars foram gravados e estão disponíveis na íntegra no canal do Inova Trade Show no Youtube. Para conferir a programação dos próximos dias de evento, visite o site e realize a sua inscrição: https://inovatradeshow.com.br/programacao/
Assessoria de Imprensa
comunicacao@inovatradeshow.com.br