Trilha do agronegócio tem início no Inova Trade Show com debate sobre inovação no setor

Trilha do agronegócio tem início no Inova Trade Show com debate sobre inovação no setor

Por Marina Moura

Agência de Inovação Inova Unicamp

O primeiro dia da 7ª edição do Inova Trade Show, contou com uma ampla programação voltada ao agronegócio, com webinars realizados em parceria com a Conexão.f, a incubadora de conhecimento da Fundepag. Ao todo, foram três apresentações, sendo duas delas voltadas aos temas de Ciclo da Vida e Economia Circular.

O webinar que abriu a programação da trilha, “Ciclo de vida dos alimentos: Inovações e Oportunidades”, contou com a participação de Eloisa Garcia, diretora geral do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. 

A palestrante apresentou aos participantes a metodologia utilizada pelo instituto para a Análise do Ciclo de Vida (ACV) de produtos alimentícios e demonstrou a importância do investimento no desenvolvimento sustentável. “Durante o processo de concepção e produção de novos produtos é essencial pensar na questão do ciclo de vida. A inovação deve estar sempre alinhada com o desenvolvimento sustentável e almejar o equilíbrio social, econômico e ambiental”, afirmou.

De acordo com ela, o ciclo de vida de um produto começa muito antes de ele chegar nas mãos do consumidor. Tudo tem início na exploração dos recursos naturais. Em seguida, o processo continua com o transporte e a produção das matérias-primas, fabricação do produto, distribuição, varejo e consumo, além da reciclagem e disposição final dos resíduos. 

Em todas as etapas do ciclo há fatores como o consumo de energia e de recursos naturais, além da emissão de poluentes. Por isso, procurar soluções para reaproveitar resíduos, criar coprodutos e otimizar a utilização de riquezas naturais são formas de promover  sustentabilidade para os ciclos de vida dos produtos.

Nos dias de hoje, porém, o ciclo de vida da maior parte dos produtos é linear e, muitas vezes, existe até a intenção de torná-los obsoletos rapidamente. Com o objetivo de mudar essa realidade e tornar os ciclos mais duráveis e sustentáveis, cresce a relevância da Economia Circular. 

O conceito da Economia Circular foi explicado por Leda Coltro, pesquisadora do Centro de Tecnologia de Embalagem (CETEA), do ITAL, durante o webinar “Economia Circular: Papel das Embalagens”, realizado na sequência. “A Economia Circular visa criar ciclos de vidas mais sustentáveis para os produtos e é norteada por seis conceitos: regeneração, compartilhamento, otimização, ciclagem, virtualização e substituição”, afirmou Coltro.

Gustavo Alvarez, CEO da America Tampas e coordenador da Câmara Setorial de Tampas Plásticas da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), complementou a fala de Coltro ao comentar o papel da indústria de embalagens plásticas na nova economia sustentável. “O consumo crescente de plástico trouxe diversos benefícios no que diz respeito ao desenvolvimento da humanidade e a melhoria na qualidade de vida das pessoas. Mas também trouxe problemas que precisamos encarar”, afirmou.

O conceito da Economia Circular vem sendo aplicada ao consumo de plásticos para fomentar a utilização do material de forma consciente e mais eficiente. Como exemplo de ação nessa direção, Alvarez destacou a Rede de Cooperação para o Plástico: uma iniciativa brasileira em prol da Economia Circular que conta com a participação de mais de 50 empresas e une todos os elos da cadeia produtiva do plástico – desde as petroquímicas até as cooperativas de reciclagem.

Ambos os webinars foram gravados e estão disponíveis na íntegra no canal do Inova Trade Show no Youtube. Para conferir a programação dos próximos dias de evento, visite o site e realize a sua inscrição: https://inovatradeshow.com.br/programacao/

 

 

 

Assessoria de Imprensa

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