13 de agosto de 2019 Quer empreender? Confira o “kit básico” de comunicação que toda empresa deve ter
Quem está pensando em empreender (ou mesmo já está atuando no mercado) não pode deixar de lado alguns itens essenciais de comunicação. “É importante olhar e cuidar da presença digital, porque ela pode mostrar todo o potencial da empresa. Ela precisa ser construída de forma clara e harmônica para que os potenciais clientes entendam o que, de fato, a sua empresa faz”, alerta do CEO da Branding and Sales, José Augusto Moura, que também é presidente do Unicamp Ventures.
Ele ressalta que existe um “kit básico” de comunicação que todo empreendedor deveria levar em conta. Confira a seguir os seis itens desse kit e descubra se você está no caminho certo:
1 – Escolha um nome que represente o seu negócio: é essencial se dedicar bem a essa escolha. É importante pensar em um nome um pouco mais curto, que expresse um conceito. O ideal é que, quando as pessoas leiam esse nome, ele seja fácil de ser lembrado e esteja relacionado com o negócio. Mas, antes de bater o martelo naquele nome que você escolheu, é primordial checar a próxima dica.
2 – Verifique se o domínio (URL) para o nome escolhido está disponível: o nome da sua empresa precisa estar presente no domínio do seu site (por exemplo: www.nomedoseunegocio.com.br). “Às vezes você acha um super nome, mas o domínio dele não está disponível. Então, é preciso pensar em um que esteja”, alerta Moura.
3 – Ter uma identidade visual básica: Tenha um logotipo feito por um profissional. Nada de pedir para o seu sobrinho fazer! (a menos que ele seja um designer…). Existem plataformas de design a um preço acessível, nas quais é possível fazer um briefing sobre a sua empresa, sua visão, valores, produtos, serviços etc. Com isso, designers freelancers desenvolvem um logo baseado na sua ideia. É importante que esse logo tenha elementos que se associem à sua marca e à área de atuação.
4 – Tenha um site simples e direto: Com os três primeiros itens em ordem, é possível partir para a montagem do site. Ele precisa ser direto, simples e de fácil navegação. Também é fundamental que a linguagem esteja clara e acessível – tome cuidado com termos muito técnicos na hora de explicar o que a sua empresa faz!
5 – Escolha as mídias sociais adequadas para o seu público e mantenha a harmonia visual e de discurso: não é preciso ocupar todas as redes sociais e sim pensar naquelas em que o seu público-alvo está. Se o seu produto é business-to-business, o LinkedIn é uma boa pedida. Se você lida com o consumidor final, o Facebook e o Instagram são boas opções. Mas essas não são regras rígidas. A melhor maneira de escolher quais redes ocupar é pesquisar sobre o seu público e analisar onde ele está presente. Um item muito importante é manter as redes sociais com a identidade visual que vem lá do logotipo, e que também está no seu site. “O ambiente que está dentro do Facebook tem que ser parecido com a identidade visual no Instagram e/ou LinkedIn. Essa harmonia visual e de discurso sobre a empresa é importante”, alerta José Augusto Moura.
6 – Planeje o conteúdo que será publicado nas suas redes sociais e mantenha uma frequência: As redes sociais não podem ficar abandonadas. É preciso fazer um planejamento básico e criar uma frequência de postagens semanais. Porém, o número de posts vai variar de acordo com a área de atuação, o tipo de produto oferecido e o perfil do público. “Se for B2B, talvez uma vez por semana, ou algumas vezes no mês pode estar bom. Se a empresa é B2C e o que traz pessoas para o negócio são as mídias sociais, é preciso estar o tempo inteiro presente, com mais frequência. Aí pode entrar até uma campanha no WhatsApp”, finaliza Moura.