Eduardo Gurgel do Amaral
Presidente da Fundação Fórum Campinas
Engenheiro mecânico com mestrado e doutorado em engenharia elétrica pela Unicamp.
Atuou na Agência de Inovação Inova desde sua criação em 2003, onde foi responsável pelas áreas de relações institucionais (2004-2007), coordenador da área de sistema local de inovação (2007-2011). Entre os anos de 2011 e 2012 foi diretor de Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social da Prefeitura Municipal de Campinas.
Antonio José de Almeida Meirelles
Reitor da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Antonio José de Almeida Meirelles é o 13º reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Antes de chegar à Reitoria, ocupou outras posições administrativas na Unicamp. Foi membro da bancada dos docentes no Consu, diretor da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) e coordenador associado do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alimentação (Nepa). Na FEA, unidade da qual é professor titular, exerceu também as funções de coordenador associado de Graduação, coordenador associado de Extensão e coordenador de Pós-graduação.
Concluiu na FEA tanto a graduação (1980) como o mestrado (1984) em Engenharia de Alimentos. Realizou dois doutorados: em Engenharia de Processos Térmicos, na Technische Hochschule Merseburg, hoje parte da Martin Luther University Halle-Wittemberg, na Alemanha (1987); em Ciências Econômicas no Instituto de Economia (IE) da Unicamp (1997).
Suas pesquisas em engenharia concentram-se nas áreas de bioenergia, biorrefinarias e processos de purificação de produtos alimentícios e agroindustriais. Seu primeiro doutorado rendeu o Prêmio Jovem Cientista de 1989, concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e é responsável atualmente por cerca de 30% da produção brasileira de álcool anidro.
Paulo Silveira
Fundador da FOOD TECH HUB Latam e Gestor do TROPICAL FOOD INNOVATION LAB
Paulo Silveira é engenheiro de alimentos formado pela Unicamp em 1982, com MBA pela Fundação Getulio Vargas, em 1987. Também participou de cursos internacionais como Estratégia de Marketing – na Universidade de Columbia; Fusões e Aquisições – na Wharton University; e IMD – em Estratégia de Negócios.
Foi CEO da Danisco Ingredients para a América Latina e desenvolveu o negócio de ingredientes na região.
É conselheiro de diversas empresas e foi premiado com o prêmio TOP FIVE EXECUTIVOS DO BRASIL pela Gazeta Mercantil em 1999. É fundador do FOOD TECH HUB Latam, ecossistema de inovação em alimentos na América Latina, com foco em inovação aberta e investimento em FoodTechs.
Idealizador e Gestor do TROPICAL FOOD INNOVATION LAB, parceria público –privada entre Bühler, Cargill, Givaudan, Food Tech Hub Latam e Ital.
Aurílio Caiado
Secretário de Finanças da Prefeitura de Campinas
Aurílio Caiado é doutor em Ciências Econômicas pela Unicamp, mestre em Administração Pública e Planejamento Urbano pela Fundação Getúlio Vargas. Caiado é Secretário de Finanças da Prefeitura de Campinas, desde 2021.
Foi diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto (Coderp)
Foi secretário de Finanças em Sorocaba e Mogi das Cruzes. Foi coordenador de Inovação Tecnológica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo e Diretor Técnico da Fundap.
Francisco Matturro
Rede ILPF
Francisco Matturro é empresário do agro. Consolidou a carreira profissional no setor de máquinas e implementos agrícolas. Com atuação no agronegócio e em importantes entidades do setor é um dos responsáveis pela formação da ABAG-Associação Brasileira de Agronegócios, é membro do COSAG – Conselho Superior do Agronegócio. Um dos fundadores da Agrishow, que se tornou a maior feira de tecnologia agrícola do mundo. Presidente voluntário da Agrishow de 2018 a 2023 De 2005 a 2009 foi presidente da CSMIA- Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas, da ABIMAQ- Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos. Em 2021, a convite do deputado estadual Itamar Borges, foi nomeado pelo governador João Dória, para a Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Em 2022, de abril a dezembro, exerceu o cargo de Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo É Presidente do Conselho de Administração da FUNDEPAG – Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio. É Presidente do LIDE Agronegócios. Diretor Executivo da Rede ILP-F.
João Dornellas
Associação Brasileira da IndústriA de Alimentos - ABIA
João Dornellas Formado em Tecnologia de Leite e Derivados, também é graduado em Administração pela Universidade Ítalo Brasileira, pós-graduado em Gestão de Negócios, possui um MBA pelo IBMEC e outro pela FESPSP, além de especialização em Liderança pela London Business School, especialização em Recursos Corporativos pelo IMD-Lausanne, Suíça, e em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É conselheiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial – MDIC e Conselheiro de Administração pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
Mabel Alvarado
CEO Alcance Consulting
Mabel Alvarado é uma advogada tributarista e consultora em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica, com especializações pela UNICAMP e Fundação Getulio Vargas (FGV). Atualmente mestranda em Política Científica e Tecnológica no Instituto de Geociências da UNICAMP, ela é sócia fundadora e CEO da Alcance Innovation Consulting. Com 18 anos de experiência, Mabel desenvolve projetos de modelagem jurídica e estratégica de inovação, funding para inovação, e desenvolvimento de parcerias estratégicas para open innovation com startups, universidades e instituições de ciência e tecnologia. Além disso, atua como conselheira do UNICAMP Ventures e no Conselho Superior da Agência de Inovação Inova Unicamp.
Marlucio Borges
Sócio-fundador da Fractal
Mestre em Saneamento e Ambiente pela UNICAMP, com especialização em Gestão Ambiental e graduação em engenharia mecânica. Com uma carreira de dez anos no setor automotivo e duas décadas em sustentabilidade empresarial, Borges atuou em iniciativas globais de produção e consumo sustentáveis reconhecidas pela ONU. Ele contribuiu para agendas de sustentabilidade e modelos de negócios, atendendo clientes como a Fundação Amazônia Sustentável, Banco Interamericano de Desenvolvimento, entre outros. Atualmente, é diretor adjunto de Desenvolvimento Sustentável na FIESP e Líder Responsável da BMW Foundation Herbert Quandt, além de sócio-fundador da FRACTAL.
Linda Murasawa
Diretora da Fractal
Graduada pelo ITA e especializada pelo Instituto Mauá Tecnologia, INSPER e Cambridge University, ela possui uma ampla experiência nos setores financeiro e industrial. Foi conselheira em organizações como o Fundo Ethical – Santander Asset e o Comitê de Sustentabilidade da Câmara de Comércio Americana, além de ter liderado a sustentabilidade no Banco Santander e na Febraban. Atualmente é diretora da Fractal, acumulando mais de 30 anos de experiência em finanças, sustentabilidade e inovação. Foi reconhecida como uma das top 10 mulheres líderes globais de sustentabilidade pelo World Business Council for Sustainable Development. Atua em conselhos e comitês de organizações e é professora convidada e mentora em instituições renomadas, destacando-se em temas como ESG, finanças sustentáveis e mudanças climáticas.
Cristiane Guerreiro
Engenheira agrônoma e consultora em Agricultura Regenerativa
Engenheira Agrônoma pela UNESP/Botucatu com experiência em certificação e produção de orgânicos, tem mestrado em Fitotecnia de Plantas Medicinais orgânica e em Inovação Ecológica pela Schumacher College/UK. Trabalhou como Coordenadora Regional em multinacional, como Consultora de Inovação, e foi responsável pelo P&D do projeto ART – Agricultura Regenerativa Tropical, metodologia a qual também é co-autora. Tem experiência com CX, em especial com Serviços Digitais. Atualmente é Professora e Consultora de Agricultura Regenerativa em um Projeto Sócio Ambiental e Consultora em Design Regenerativo. Almeja comprovar que é possível produzir alimentos saudáveis e acessíveis, de uma maneira regenerativa e em alta escala.
Ingo Plöger
Vice-presidente da ABAG
Ingo Plöger, brasileiro, engenheiro, economista, empresário, mentor para futuros. Fundador da IPDES para consultoria Internacional em estratégias. Acionista Conselheiro da CIA. MELHORAMENTOS de fibras de alto rendimento, editora e real state. Presidente do CEAL. Conselheiro em empresas nacionais e internacionais, como ROBERT BOSCH, VW MAN, SONDA. Atuação nas instituições CNI, ABAG, Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, FEI Educacional, ITACI Instituto do Câncer Infantil e SBA Sociedade Beneficente Alemã.
Priscylla Moro
Brazbio
Executiva de negócios empreendedores, com mais de 20 anos de experiência em práticas de sustentabilidade, social, ambiental, saúde e segurança (EHS). Focada em incorporar a sustentabilidade nas estratégias de negócios para implementar não apenas soluções práticas e técnicas a serem diferenciadas no mercado, mas também com melhor otimização de custos e mitigação de riscos, a fim de entregar valor aos acionistas, colaboradores, comunidades e ao meio ambiente. Especialista na gestão de cadeias sustentáveis para o abastecimento responsável de ingredientes naturais para a indústria, agregando valores de sustentabilidade às soluções desenvolvidas, com experiência ampla em fitoterápicos, nutracêuticos e afins. Atuou empresas de consultoria ambiental desde a sua formação em 1996, tendo ocupado a função de Sócia e Diretora Comercial da ERM Environmental Resources Management, empresa multinacional de sustentabilidade, onde iniciou em 2005 como Coordenadora de Projetos. Atualmente, responde pela empresa BRAZBIO – Parcerias para um Mundo Melhor Consultoria Ltda., cuja principal missão é trazer ingredientes com rastreabilidade para a indústria, mitigando riscos socioambientais e gerando valor diretamente nas comunidades onde atua. Graduada em Engenharia Química pela Universidade Mackenzie e em Engenharia Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da USP, com o título de MBA Executivo pela Rotman School of Manangement da Universidade de Toronto, Canadá.
Rafael Cervone
Presidente do CIESP
Rafael Cervone é Presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), além de ocupar a posição de 1º Vice-Presidente da FIESP e Vice-Presidente do Instituto Roberto Simonsen (IRS). Foi Presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), onde é Presidente Emérito, e Presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem de São Paulo (Sinditêxtil-SP). Com uma formação em Engenharia Têxtil pela FEI, Cervone contribui amplamente para o desenvolvimento industrial e tecnológico no Brasil, sendo também membro do Conselho de Administração do ITMF e Diretor Executivo do Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira, entre outros cargos e comitês relevantes.
Daniela Klebis
Coordenadora de Comunicação na SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
Doutora em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp (2024), mestre em Comunicação Pública e Social pela London School of Economics – LSE (2012), especialista em Jornalismo Científico pela Unicamp (2006) e graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (2004), coordena desde 2017 o Departamento de Comunicação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Kátia Kishi
Supervisora de Comunicação na Agência de Inovação Inova Unicamp
Jornalista formada pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), especialista em jornalismo científico pelo Laboratório de Estudos Avançados de Jornalismo (LabJor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestra em divulgação científica e cultural pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp. Hoje, ela é pós-graduanda do curso de especialização em Gestão Estratégica da Inovação Tecnlógica do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp e também atua como supervisora de comunicação da Agência de Inovação Inova Unicamp.
Vanessa Sensato
Diretora de estratégia e inovação na Agência Sabiá
Vanessa tem 17 anos de experiência em comunicação nas áreas de inovação e empreendedorismo. Possui atuação destacada no planejamento de Comunicação e Marketing 360 graus, envolvendo eventos, assessoria de imprensa, publicações e mídias sociais. Durante 15 anos atuou na estruturação e na expansão das áreas de inovação e do empreendedorismo da Unicamp, onde formatou projetos de cooperação nacionais e internacionais, envolvendo os setores privado e público. Mestre em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp, é formada em gestão pela Fundação Dom Cabral e em empreendedorismo por Babson College nos Estados Unidos, além de ter feito parte da graduação na Universidade de Hamburgo, na Alemanha. Atualmente é diretora de estratégia e inovação na Agência Sabiá e diretora de inovação e tecnologia SP na Associação Nacional do Mercado e da Indústria Digital (AnaMid).
Felipe Saboya
Diretor Adjunto Instituto Ethos
Engenheiro de Produção e Mestre em “Políticas do Trabalho e Globalização”, pela Universidade de Kassel, Alemanha. Atua em organizações da sociedade civil há mais de 15 anos, em temas como responsabilidade social empresarial, direitos humanos, ética e integridade. Foi Coordenador Técnico do Instituto Observatório Social. Trabalha no Instituto Ethos desde 2011, onde coordenou nacionalmente o Projeto “Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios” e foi Gerente Executivo de Relações Institucionais. Atualmente é diretor-adjunto do Instituto Ethos.
Luciana Oriqui
CEO e fundadora da CQ Circular
CEO e fundadora da CQ Circular, empresa de consultoria fundada em 2008, com o propósito de promover soluções voltadas a processos e serviços sustentáveis, especialmente com protocolos preventivos de resíduos e jornadas de sustentabilidade e ESG (Environmental, Social and Governance). Executiva bastante envolvida com análise de dados e cenários, e orientada à inovação e qualidade, é engenheira de alimentos, mestre e doutora em engenharia química, e especialista em diretrizes de sustentabilidade, especialmente análise de materialidade, gestão de riscos e elaboração e monitoramento de indicadores e métricas ESG. É assessora de sustentabilidade do Grupo Serpa, holding transnacional de empresas de comércio exterior e logística internacional, da Pieralisi do Brasil, empresa de equipamentos para saneamento e indústria alimentícia, e do Sinproquim, Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos para Fins Industriais e da Petroquímica no Estado de São Paulo. Atua como professora há mais de 16 anos, em cursos modalidades extensão e especializações, na Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP e na ABNT, e autora e coautora de livros e manuais sobre ESG e Prevenção de Resíduos. Em 2021 recebeu o Prêmio Mulan do BRICS Women Innovation Contest, China, pelo projeto Movimento Menos Resíduo.
Luciana Teixeira
Líder de inovação no Conexão.f.
Doutora em Ciências, no Programa de Administração, com foco em inovação e gestão tecnológica – FEA, USP. MBA em Gestão da Inovação em Saúde – Instituto Butantan. Especialização em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde – CEAHS, FGV e em Administração de Empresas com ênfase em Marketing – CEAG, FGV. Aperfeiçoamento em Execução de Projetos de Inovação Tecnológica – GEPIT, USP. Mestrado em Química – UNICAMP e Graduada em Química Tecnológica – UNICAMP.
12 anos de experiência em inovação e gestão tecnológica.
7 anos de experiência nas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento, Marketing e Comercial.
Atualmente é Líder de inovação no Centro de Inovação Tecnológica da Fundepag, o Conexão.f.
Marcelo de Souza Castro
Diretor do Cepetro
Professor na Faculdade de Engenharia Mecânica, Departamento de Energia da UNICAMP desde 2014. Professor Associado desde Agosto de 2022. Livre-Docente pela UNICAMP desde 2021. Diretor do Centro de Estudos de Energia e Petróleo – CEPETRO da UNICAMP desde 2020.
Gonçalo Amarante Guimarães Pereira
Líder do Laboratório de Genômica e Bioenergia, Pesquisador do CNPq e TopVoice do LinkedIn
Gonçalo Pereira é Professor Titular da UNICAMP, Líder do Laboratório de Genômica e Bioenergia, Pesquisador 1A do CNPq e TopVoice do LinkedIn. É Engenheiro Agrônomo pela UFBA, com Mestrado e Pós-Doutoramento na USP e Doutorado em Genética Molecular pela Universidade de Düsseldorf, Alemanha. Formou 103 mestres e doutores, tem 182 artigos internacionais publicados, com 9700 citações, e 42 patentes. Foi Diretor do Laboratório Nacional do Bioetanol e cofundador da Granbio, primeira empresa de tecnologia de segunda geração do hemisfério sul. Recebeu diversos prêmios e honrarias, entre eles a Medalha Nacional do Mérito Científico – Categoria Comendador (2023) e Prêmio da Frente Parlamentar da Economia Verde (2024).
José Biruel Júnior
Gerente de Planejamento e Gestão de Inovação no Centro de Pesquisas da Petrobras
Engenheiro mecânico formado pela UNIFEI, mestrado em Planejamento Energético pela COPPE-UFRJ, mestrado em Turbina a Gás por Cranfield University (Inglaterra), doutorado em geração térmica pela UNIFEI, com MBA em Gestão de Negócios pela FGV e MBA em Ciência de Dados e Inteligência Artificial pela PUC-RIO. Possui ainda Formação Executiva em Estratégia e Inovação pelo MIT e Gestão da Inovação por Stanford University. Biruel está na PETROBRAS desde 2002, tendo ocupado diversas funções gerenciais, é hoje gerente de Planejamento e Gestão de Inovação no Centro de Pesquisas da companhia
Anderson Rocha
Diretor do Recod.ai e Coordenador do Hub Viva Bem de Inteligência Artificial para Saúde e Bem-estar
Professor titular de Inteligência Artificial e Forense Digital no Instituto de Computação da Universidade de Campinas (Unicamp), Brasil. Ele é o coordenador do Laboratório de Inteligência Artificial, Recod.ai. É membro afiliado eleito da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia Brasileira de Ciências Forenses (ABC). Ele é membro eleito por três mandatos do Comitê Técnico de Segurança e Forense da Informação do IEEE (IFS-TC), seu presidente para o mandato 2019-2020 e presidente eleito para o mandato 2025-2026. Ele é IEEE Fellow, Microsoft Research e Google Research Faculty Fellow, importantes reconhecimentos acadêmicos concedidos a pesquisadores pelo IEEE, Microsoft Research e Google, respectivamente. Além disso, em 2016, foi-lhe atribuído o Tan Chin Tuan (TCT) Fellowship, um reconhecimento promovido pela Fundação Tan Chin Tuan em Singapura e, em 2024, foi-lhe atribuído o Fellowship da Asia-Pacific Artificial Intelligence Association. Finalmente, ele está classificado entre os 2% melhores entre os cientistas mais influentes do mundo, de acordo com estudos recentes da Research.com e Stanford/PlosOne.
Cibele Renée Coscione Sinhorini
Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento no Instituto Eldorado
Tem 24 anos de atuação na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Atuou no desenvolvimento de soluções de Software e Inteligência Artificial, liderando times globais e multiculturais na pesquisa e desenvolvimento de soluções inovadoras em produtos e serviços digitais. Desde 2008 atua como Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento e Inovação, sendo atualmente responsável pelas áreas de Consultoria em Inovação Tecnológica do Instituto Eldorado, Visão Computacional e IA Generativa, além do desenvolvimento de parcerias tecnológicas com Empresas e Universidades Nacionais e Internacionais.
Marcelo Abreu
CTO na Venturus
Aficionado por tudo que é tecnologia e inovação. Formado em Engenharia de Computação pela Unicamp em 1997, mergulhou fundo no mundo da inovação com um MBA e um pós-MBA em Gestão da Inovação. Atualmente CTO no Venturus, está nas trincheiras da tecnologia, pilotando projetos inovadores que moldam o futuro. Sua jornada o levou por empresas incríveis, onde sempre troca aprendizados e experiências. Sua vibe? Tecnologias
Renata Martins dos Anjos
Diretora de Desenvolvimento Corporativo no SIDI
Graduada em Ciência da Computação pela UNICAMP , com mestrado profissional em Gestão de Redes de Telecomunicações pela PUCCAMP e Pós-MBA em Negociação Empresarial pela FGV. Iniciou sua carreira na indústria de telecomunicações em empresas multinacionais, tendo trabalhado durante 5 anos na Espanha em pesquisa e desenvolvimento em um ambiente multicultural. Ao longo de sua jornada profissional evoluiu para um perfil eclético que combina desenvolvimento de negócios, gestão de pessoas e background em tecnologia.
Marcelo Silvestrin
Diretor de AIoT & Digital Innovation na Bosch
Engenheiro mecânico formado pela Universidade Federal do Paraná com especialização em powertrain e MBA em Gestão Empresarial pela FAE Business School. Trabalha desde 2001 na Bosch, onde ocupou cargos importantes, incluindo R&D em Stuttgart, Alemanha, e gerente de Desenvolvimento de Produtos e Sistemas no Brasil. Pioneiro na inovação de modelos de negócios e competências digitais na Bosch América Latina. Atualmente, como Diretor de IoT e Inovação Digital, lidera a estratégia de inovação em digitalização da Bosch na região, focando na transformação digital da organização com ênfase em AIoT.
Rose Ramos
Founder & CEO da MatchIT
Especialista em estratégia, marketing e gestão de processos, projetos e transformações organizacionais. Presidente do grupo Unicamp Ventures, formou-se em Engenharia pela Unicamp, tem MBA pelo IESE, especialização em liderança transformacional no MIT, Marketing na Ohio University e Inovação e Novos Negócios em Stanford. Fundadora da DeepTech de IA MatchIT.
Alberto Paradisi
Diretor de Estratégia e Mentoria de Negócios do CPQD
Possui graduação em Ingegneria Elettronica pela Universidade Di Genova (1990), doutorado em Ingegneria Elettronica – Politecnico Di Torino (1993), MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (2004). Tem experiência de pesquisa e desenvolvimento, coordenação e gestão na área de Engenharia Elétrica, gestão tecnológica e gestão da Inovação com ênfase em Sistemas de Telecomunicações, Internet das Coisas, tecnologias de Sensoriamento, blockchain e Inteligência Artificial. Atuou principalmente nos seguintes temas: modelagem e simulação de dispositivos e sub-sistemas ópticos, redes de dados e engenharia de tráfego, sistemas ópticos de transmissão WDM (Wavelength Division Multiplexed), amplificação óptica a fibra dopada com Erbio e amplificação de tipo Raman, tecnologias de roteamento óptico.
Patricia Francesi
Líder da comunidade Atlassian em São Paulo
Especialista em gerenciamento de projetos, processos e serviços de TI, com mais de 25 anos de atuação. Entusiasta de métodos, metodologias e ferramentas que apoiem a jornada de gerenciamento como um “cinturão de utilidades” e que possam ser adaptadas à qualquer modelo de negócio e seus serviços.
André Palma
Channel Manager na Atlassian
Mais de 20 anos de experiência na indústria de Tecnologia da Informação. Empreendedor, graduado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do RS e MBA pelo IESE Business School de Barcelona, ajudou a fundar sua primeira empresa aos 20 anos – Axur, a digital risk monitoring company. Gerenciou projetos complexos de obtenção de certificação ISO 27000 em empresas de grande porte. Posteriormente assumiu a Diretoria de Operações e foi responsável pela construção dos modelos e processo de entrega. Assumiu a Diretoria Comercial posteriormente e estruturou iniciativas comerciais presenciais em São Paulo garantindo crescimento de mais 300% em 3 anos. Desenvolveu processos de atendimento a clientes e assumiu a Diretoria de Gestão de Clientes durando os anos de 2014 e 2015 garantindo 100% de renovações de contratos. Foi convidado para participar da reconstrução de uma fintech recem adquirida em Vancouver no Canadá. Após um ano de projeto, retornou ao Brasil para assumir a Vice Presidência Comercial na e-Core, o maior parceiro Atlassian na América Latina. Após 4 anos e meio de e-Core, juntou-se ao time da Atlassian como Channel Manager para América Latina.
Lívia Leiko Tomiyoshi
Application Service Manager na EDP Brasil
Lívia Leiko possui uma sólida carreira de 14 anos na área de tecnologia, com habilidades que vão do desenvolvimento de software em linguagens como Java e C# até a liderança de equipes de TI. Desde 2013, ela foca em gerenciamento de aplicações e projetos de TI, desempenhando papéis cruciais na gestão do roadmap aplicacional, monitoramento de indicadores de projetos e sustentação, além da implementação de processos de trabalho eficazes que melhoram a produtividade e garantem a qualidade. Lívia é experiente na coordenação de projetos interligados, gerenciamento de riscos, e liderança estratégica, contribuindo significativamente para setores como telecom, corporativo, regulatório do setor elétrico, e atualmente nos setores de mobilidade, energia solar e comercialização de energia.
Helton Pereira
Head de Operações ADTsys Data Cloud
Helton Pereira é um profissional altamente qualificado na área de TI, com sólida formação acadêmica que inclui pós-graduações em Gestão de Projetos e Redes de Computadores pela UVV Universidade de Vila Velha, e um MBA em Gestão de Telecomunicações pela Estácio de Sá. Graduado em Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas pela FCHV, Helton é fluente em inglês e espanhol. Com uma carreira robusta em empresas nacionais e multinacionais como HP, TOTVS, ADCOS Cosméticos, Maratá Alimentos, Embratel e Xerox do Brasil, ele se destaca pela gestão de ambientes críticos e infraestrutura de datacenters, implantação de sistemas como SAP e Protheus, e pela implementação de processos baseados na metodologia ITIL. Helton também tem vasta experiência em gestão de contratos e redução de custos, além de ser responsável pelo treinamento e desenvolvimento de equipes multidisciplinares.
Kleber Eduardo Vicente dos Santos
Especialista em Inovação e Empreendedorismo no CNPEM
Especialista em Inovação e Empreendedorismo no Centro Nacional de Pesquisa em Energia – CNPEM onde atua no Programa de Aceleração de Deeptechs do CNPEM – PACE. Engenheiro Químico pela Unicamp com graduação sanduíche na Monash University, Melbourne, Austrália, com ênfase em nanotecnologia e especialista em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual.
Com mais de 5 anos atuando no ecossistema de inovação e empreendedorismo, tem experiência como coordenador de Inovação na Associação Fundo Patrimonial Patronos, organização de hackathon pela iniciativa Unleash de empreendedorismo sustentável ligada aos ODS da ONU.
Nelson Faria de Oliveira
Advogado Titular da Faria de Oliveira Advogados
Nelson Faria de Oliveira é o Secretário-Geral da CJLP (Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa) e Advogado Titular do renomado escritório Faria de Oliveira Advogados. Com mais de 39 anos de experiência na advocacia, Nelson lidera um escritório com presença em São Paulo, Rio de Janeiro e Lisboa, oferecendo serviços jurídicos em diversas áreas do Direito.
Além de sua atuação jurídica, Nelson ocupa várias posições de destaque, incluindo Membro Honorário da Academia Paulista de Direito e da Ordem dos Advogados do Brasil, Diretor Jurídico do Jornal SegNews, e Presidente do Congresso Internacional de Segurança Pública e Privada (CISEGUR). Ele também é Embaixador Empresarial do Ribatejo pela NERSANT. Reconhecido por sua contribuição ao Direito e à sociedade, Nelson recebeu honrarias como a Medalha de Ouro de Mérito Municipal de Ourém-Fátima, Portugal.
Júlio de Oliveira
CEO e Fundador da HwIT Tecnologia
Bacharel em Engenharia Elétrica, 2003, UFCG-Brasil; Mestre, Eng. Eletricista (Fotônica), UNICAMP-Brasil, 2004, e Ph.D, UNICAMP-Brasil, Eng. Eletricista. (Fotônica), 2007. De 2004 a 2014 ocupou cargos de pesquisador e gerente geral nas divisões de sistemas de comunicações ópticas e dispositivos fotônicos da Fundação CPqD. Fundador e CEO da BrPhotonics, uma startup de alta tecnologia com crescimento acelerado na área de comunicações ópticas desenvolvendo produtos de ponta, LASERs, Moduladores, ASICs. Fundador da Pi-Tecnologia, 2017, fundador da JCRFO Consultoria, 2017, e CEO da Idea Sistemas Eletrônicos, empresas que atuam nos mercados de telecomunicações e Datacom de ponta, desenvolvendo ASICs submicron profundos e dispositivos fotônicos altamente integrados. Ao longo desses anos, fez a transição de centros locais de P&D para caminhos empresariais, começando com Gigoptix e National Bank of Development (BrPhotonics), co-investimento significativo da IPG Photonics (IDEA e PITEC) e, finalmente, Lumentum LLC adquiriu o negócio no ano de 2022, uma saída de sucesso para todo o time brasileiro. Tendo três saídas bem-sucedidas nas suas empresas e sempre conectado com a indústria de alta tecnologia, nas áreas de semicondutores, fotônica e engenharia de produto. Atual CEO e fundador da HwIT Tecnologia, empresa de inovação em tecnologia e hardware e presidente da JCRFO Holding.
Com mais de 20 anos de experiência na área de comunicações ópticas, liderou diversos projetos de P&D (orçamento superior a USD 60M), produzindo 15 patentes (INPI), mais de 140 artigos e +15 produtos tecnológicos transferidos para indústria, Empreendedor do Ano pela Agência de Inovação Unicamp em 2020 e Ganhador do prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia 2021 – na categoria de Tecnologia – reconhecido como profissional que tenha gerado impactos relevantes ao país no desenvolvimento de aplicações práticas.
Newton Frateschi
Professor Titular do IFGW - UNICAMP
Newton C. Frateschi é Professor Titular do Instituto de Física “Gleb Wataghin” da Universidade Estadual de Campinas (IFGW – UNICAMP). É vice-presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campinas. Atuou como Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico em 2022 e como líder em Tecnologia da Ciência e Inovação em 2021, ambos no município de Campinas. Foi diretor executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp de 2017 a 2021. Foi diretor do IFGW- UNICAMP de 2014 a 2017 e vice-diretor do mesmo instituto de 2010 a 2014. Frateschi também foi diretor do Centro de Semicondutores e Nanotecnologias – UNICAMP de 2005 a 2010. De 2001 a 2003, Frateschi atuou como senior optoelectronic device designer no grupo avançado de tecnologia de dispositivos fotônicos da T-Networks Inc. na Pensilvânia, Estados Unidos. É PhD e Mestre em Engenharia Eletrônica pela University of Southern California e bacharel e mestrado em Física pelo IFGW UNICAMP. Frateschi também é pesquisador nível 1 do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coordena o Laboratório Integrado de Fotônica da UNICAMP – LIF-SISFOTON e o Laboratório de Pesquisa de Dispositivos (LPD) do IFGW – UNICAMP. É autor e coautor de diversos artigos científicos e patentes, principalmente nas áreas de optoeletrônica e fotônica.
Mateus Silva Pierre
Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento no Instituto Eldorado
Formado em Engenharia da Computação pela PUC-Campinas, com Mestrado em Ciência da Computação pela UNICAMP, fez pós MBA em “Futuro, Tendência e Inovação” pela Inova Business School, além de dois cursos sobre gestão na sede da Samsung na Coréia do Sul. Tem grande experiência na gestão de times de software embarcado, desenvolvimento de aplicações para celular e web/cloud, integração de software, inteligência artificial, produtos digitais e inovação. Em 23 anos de experiência profissional, atuando em empresas como Motorola, Samsung e Instituto ELDORADO, foi responsável pelo desenvolvimento de mais de 100 smartphones para América Latina, diversas soluções de software embarcado e aplicações, soluções de automação fabril, projetos B2B, soluções digitais e iniciativas de inovação. Atualmente é o diretor responsável por toda equipe de soluções de Software do Instituto ELDORADO, além do seu sistema de inovação baseado em Roadmaps Tecnológicos.
Henrique Postal
Gerente de Inovação no SiDi
Engenheiro elétrico formado pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP com especialização em tecnologias IA, tem experiência no setor de telecomunicações e soluções AIoT tendo atuado em organizações de padronização celular móvel e fundado duas empresas startups. Atualmente lidera iniciativas de inovação e gestão da Propriedade Intelectual no instituto SiDi.
Mariana Nunciaroni Zanatta Inglez
Coordenadora dos Ambientes de Inovação e Empreendedorismo
Formada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (1998), possui mestrado (2001) e doutorado (2006) em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Possui experiência acadêmica na área de Economia Industrial. Desde 2011, atua na Agência de Inovação Inova Unicamp e atualmente é Coordenadora dos Ambientes de Inovação e Empreendedorismo, responsável pelo Parque Científico e Tecnológico e Incubadora da Unicamp e pelas ações de empreendedorismo.
Diane Teo de Moraes
Gerente de Inovação na PUC-Campinas
Engenheira Agrônoma e Mestre em Microbiologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutora em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutorado em Biotecnologia no Laboratório Nacional de Biociências – LNBio/CNPEM. Atua em projetos e gestão da inovação desde 2013 e atualmente é Gerente de Inovação na PUC-Campinas, responsável pelo MESCLA – Hub de Inovação da instituição, pelo estabelecimento de parcerias e programas de empreendedorismo.
Lilian Cristina Anefalos
Instituto Agronômico - IAC
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela ESALQ/USP (1991), Mestrado em Ciências (Economia Aplicada) pela ESALQ/USP (1999) e Doutorado em Economia Aplicada pela ESALQ/USP (2004). É Pesquisadora Científica VI do Instituto Agronômico (IAC), na área de economia agrícola, e desde 2016 atua como Diretora do Núcleo de Inovação Tecnológica do IAC, com ênfase na gestão de propriedade intelectual, no fomento e formalização de novas parcerias e em ações para promoção do empreendedorismo.
Nanci Gardim
Gerente de Inovação Aberta (CPQD)
Gerente de Inovação Aberta no CPQD; Coordena o Módulo de Inovação no ITI-MBA UFSCar e atua como mentora em diferentes Programas de Startups. Possui mestrado em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP. Participou como avaliadora do “Programa IA2-MCTI/Softex” (2020), para startups de Inteligência Artificial; e compôs a banca de avaliação do “Prêmio IPEN de Inovação Tecnológica 2019” (IPEN/USP). Já trabalhou na Gerência de Inovação e Tecnologia do SENAI-SP; atuou como pesquisadora no Centro de Tecnologia da Informação “Renato Archer” (CTI-MCTI) e na Agência de Inovação da Unicamp (Inova Unicamp).
Luiz Trigo
Professor titular - USP Leste
Luiz Gonzaga Godoi Trigo é professor titular da USP Leste – EACH, graduado em filosofia e turismo pela PUC-Campinas e doutor em educação pela Unicamp. Foi professor da PUC-Campinas (1988-2007), diretor de turismo e chefe de gabinete da prefeitura de Campinas (1989-1992), diretor de turismo e hotelaria do Senac SP ((1995-2004) e membro do conselho curador do prêmio Jabuti (2021-2022). Autor de vários livros e artigos sobre viagens, entretenimento e cultura.
Roberta Campos
Jornalista na Duas Robertas Ateliê de Comunicação
Roberta Campos é jornalista há 20 anos, especializada em audiovisual. Já trabalhou em diversas emissoras de TV. Sua última experiência foi na EPTV (afiliada da Globo) onde
atuou como apresentadora, repórter, roteirista, editora de texto e diretora de externa. Atualmente, é professora de oratória e ministra treinamentos em comunicação e expressão.
Simone Pallone
Pesquisadora no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor-Unicamp)
Simone Pallone de Figueiredo é jornalista, formada pela PUC, especialista em Jornalismo Científico, mestre e doutora em Política Científica e Tecnológica, pela Unicamp. Desde 2003 é pesquisadora no Labjor, Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo, do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade, da Unicamp. Foi repórter editora das revistas ComCiência, Inovação Uniemp, Conhecimento e Inovação e Conecta. Em 2015, criou o podcast Oxigênio, que trata de ciência e cultura, o qual coordena e que já conta com mais de 200 episódios. É professora nos cursos de Especialização em Jornalismo Científico e do Mestrado em Divulgação Científica e Cultural, ambos do Labjor em parceria com o Instituto de Geociências e Instituto de Estudos da Linguagem, respectivamente. Suas áreas de pesquisa são: comunicação de ciência, estudos sociais de CT, política científica e tecnológica, relações entre universidade e entorno socioeconômico, além de podcast e comunicação sonora. É membro do Projor, Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo e desde 2020, diretora editorial do Instituto, que publica o site Observatório da Imprensa. É também membro da Associação Brasileira de Professores de Jornalismo (ABEJ) e da Rede de Mulheres Acadêmicas da Unicamp.
Matheus Provinciali
Diretor de Inovação e Empreendedorismo, StartUB!
Diretor de Inovação e Empreendedorismo da StartUB! Unidade de Empreendimento e Inovação da Universidade de Barcelona. Especialista em startups e internacionalização de empresas, atua como Professor de Criação de Empresas, é Mentor do EIT Health, Coach do EIC e Palestrante Internacional.
Trabalhou, capacitou e incentivou mais de 200 projetos de empreendedorismo em diferentes setores de tecnologia em fases distintas de desenvolvimento das startups contribuindo com a elaboração de seus planos de negócios, planejamento estratégico, ações marketing, aumento de vendas, captação de investimentos privados e públicos, além de ajudar na parte de valoração de startups e formação de equipes.
Membro do DeepTech Venture Builder do EIT Health.” Formado em Direito pela PUCC e Geografia pela Unicamp.
Bruno Vergani De Luca
Gerente de otimização - REPLAN
Bruno Vergani De Luca é um profissional formado em Engenharia Química pela UNICAMP, uma das principais instituições de ensino do país, onde obteve seu diploma de graduação em dezembro de 2003.
Além disso, possui uma pós-graduação em Engenharia de Processamento de Petróleo pela UERJ, um MBA em Gestão de Portfólio, Programas e Projetos pela UFRJ e esta em um curso de Extensão com Ênfase em Estratégia pela COPPEAD/UFRJ.
Ingressou na Petrobras em 2006, e há mais de 11 anos atua em funções gerenciais, sendo que atualmente ocupa o cargo de gerente de otimização na REPLAN, a maior refinaria do sistema PETROBRAS. Ao longo de sua carreira, Bruno também atuou como gerente setorial nas áreas de Planejamento de Manutenção, na preparação de paradas das unidades, e gerente na área de Engenharia e Serviços, conduzindo projetos de investimento da REPLAN.
Além de sua dedicação profissional, Bruno é casado e tem dois filhos. Essa experiência familiar traz uma perspectiva equilibrada e uma abordagem centrada nas pessoas para o seu trabalho. Sua paixão pela excelência e sua capacidade de liderança o tornam um profissional valorizado tanto pelos seus colegas quanto pela organização em que atua.
Mathias Schelp
Diretor da divisão de Agro/Smart Agriculture da Bosch América Latina
Formado em Engenharia de Produção na UFSCar, mestrado em Gestão da Inovação e Tecnologia realizando disciplinas na UNICAMP e UFSCar. Especializado em Gestão de Projetos (PMP) e professor na Pós-Graduação do SENAC. Trabalha há 22 anos em áreas de gestão estratégica e inovação, com passagens na Alemanha, EUA e México; e projetos de transferência tecnológica envolvendo China, França e Hungria. Atualmente é Diretor da divisão de Agro/Smart Agriculture da Robert Bosch América Latina, focando em tecnologias para viabilizar soluções automatizadas, conectadas e sustentáveis.
José Damico
CEO da SciCrop
Tem mais de 24 anos de experiência em tecnologia, IA e analytics. Foi engenheiro de software e se destacou com o desenvolvimento da plataforma DB2 para análise de grandes volumes de dados, além de ter sido eleito para o IBM Technology Leadership Council. Na SciCrop, atua como CEO com importante influência em todos os desenvolvimentos tecnológicos, aplicando o conhecimento de sua pesquisa inovadora em analytics e IA para a agricultura.
Gisele Anne Camargo
Vice-Diretora do ITAL
Engenheria Agrônoma, Doutora em Tecnologia de Alimentos. Pesquisadora e Vice-Diretora do ITAL. Experiência de 25 anos em pesquisa de novos produtos e processos, com aplicação e atuação com setor produtivo. Apaixonada pela inovação, há 13 anos atuando em gestão da inovação, boas práticas em propridade intelectual e modelos parceria público-privado com governança colaborativa.
Maria Teresa Vilela Nogueira Abdo
Pesquisadora da APTA, Agencia Paulista de Tecnologia dos Agronegócios
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela ESALQ-Escola Superior de Agricultura (1986) ,especialização em Geografia e Meio ambiente pela UEL/ IMES (1998), mestrado em Produção Vegetal pela UNESP- Faculdades de Ciências Agrárias e Veterinárias Campus Jaboticabal (2005). Doutorado pela UNESP (2009), Campus de Jaboticabal , também em Produção Vegetal. Pós doutorado junto ao CEF(Centro de Estudos Florestais) do ISA(Instituto Superior de Agronomia) da Universidade de Lisboa, Portugal, com modelos matemáticos de base fisiológica. Pesquisadora Científica nível VI da APTA, Agencia Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, com atuação no Pólo Centro Norte-APTA, Pindorama -SP. Atualmente desenvolve trabalho com sistemas agroflorestais, conservação de solos, recuperação de áreas degradadas, inventario florestal, sequestro de carbono, preservação de recursos hídricos, educação ambiental, serviços ecossistêmicos e modelagem matemática . Tem experiência na área de Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: vigor, análise de sementes de espécies florestais, conservação de solos, sistemas agroflorestais, restauração de ecossistemas, bacias hidrográficas e educação ambiental
Anderson Maia
Coordenador de Mercado no Instituto SENAI de Inovação em Materiais Avançados
Mestre e doutor em engenharia mecânica/ fabricação de materiais, químico, técnico em plásticos e técnico em mecânica. Possui experiência em Tecnologia e Inovação na indústria de transformação de plástico no Brasil e em países da América Latina, Europa e África. Atua no desenvolvimento de mercados e prospecção de projetos, utilizando estruturas de fomento e outros.
Sérgio Azevedo
Professor e pesquisador do Instituto Federal de São Paulo
Biólogo formado pela USP de Ribeirão Preto, com mestrado e doutorado em genética, especialista em gestão ambiental e gestão de recursos hídricos. É Professor do Instituto Federal de São Paulo onde atua com pesquisa aplicada em atendimento às demandas da cadeia produtiva local como líder do Grupo de Estudo, Pesquisa e Desenvolvimento de Biodefensivos, Bioensaios, Biofertilizantes e Controle Biológico (GEPEDBio) do IFSP, Câmpus Barretos e Diretor Geral do Polo de Inovação de Matão, Unidade EMBRAPII do IFSP credenciada na área de tecnologia e engenharia de alimentos.
Livia Bernardes
Supervisora de Projetos e Tecnologia pelo Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas
Graduada em Engenharia de Alimentos pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP com MBA em Gestão de Projetos pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da USP e MBR em Reinvenção da Indústria pela Academia FIESC de Negócios. Experiência em inovação, gestão de projetos, cultura empreendedora e acesso à mercado. Atualmente atua como Supervisora de Projetos e Tecnologia pelo Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas do Senai SP
Liv Nakashima
Diretora de Gestão Corporativa e Sustentabilidade da CETESB
Formada em Engenharia Ambiental pela Unesp de Sorocaba, foi monitora da FIA Business School no curso de Gestão de Negócios e Valorização da Empresa, com mais de 15 anos de experiência na área ambiental e atuação nos setores público e privado. Foi estagiária do Departamento de Águas e Energia Elétrica –DAEE de Sorocaba e posteriormente da CETESB, onde atuou no licenciamento e avaliação de impacto. Foi servidora concursada da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo – SMA (atual SEMIL), com passagem como Diretora do Centro de Políticas Públicas e Assessora Técnica do Secretário Adjunto, tendo acumulado experiência em planejamento, políticas públicas, planos estaduais e Parcerias Público Privadas. No Setor Privado, passou por consultorias multinacionais, atuando no gerenciamento de projetos de equipes multidisciplinares, em projetos de licenciamento, gestão de programas ambientais, análise de conformidades ambientais (Due Diligence), projetos de conservação e recuperação ambiental, entre outros. Também tem passagem pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – Fiesp, onde atuou como especialista no Departamento de Desenvolvimento Sustentável, em projetos de apoio à conformidade ambiental, fomento à adoção de boas práticas no setor, participando de fóruns governamentais, empresariais e do terceiro setor, em âmbito estadual, nacional e internacional, nos debates voltados à temática do desenvolvimento sustentável e ESG.
Guilherme Monteiro Avelino
Analista Sênior de Parcerias ESG - Quintessa
Engenheiro Químico formado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Pós Graduado em ESG e Sustentabilidade Corporativa pela FGV, iniciou seu contato com empreendedorismo social ainda na faculdade, participando do Enactus UFSCar e presidindo um grande projeto para desenvolver a educação nas escolas públicas de São Carlos. Depois de passar por empresas como Bosch e Grupo Boticário, atua no Quintessa desde 2021 e tem como foco desenvolver parcerias que endereçam desafios de sustentabilidade e inovação de grandes empresas
Leonardo Pinheiro
Diretor de inovação PERFORMA IT
Como consultor já atendeu mais de 40 corporações, dos mais variados setores, desenvolvendo programas imersivos focados na aplicação, utilização e geração de resultados tangíveis por meio da implantaçãoda cultura ágil e do desenvolvimento de ecossistemas de inovação corporativa. Mentorou e auxiliou mais de 200 startups nas etapas de pré-aceleração, aceleração e tração. Mais de 3 mil pessoas já foram treinadas por ele a desenvolverem uma mentalidade empreendedora e escalar seus negócios.
É Sócio e Chief Innovation Officer da Performa It a Full Service Provider, atua com o desenvolvimento das melhores soluções em estratégia digital, cultura de inovação e engenharia de software. É professor do cursos de pós-graduação de Gestão Estratégica da Inovação da UfsCar e de Desenvolvimento Exponencial de Negócios da Unicamp e também, é palestrante e treinador em Inovação Corporativa, Transformação Ágil, Mindset Empreendedor e Vendas 4.0 pela consultoria Conquer in Company.
Atua como Vice-Presidente de Ecossistema de Inovação da Campinas Tech – Associação de startups e inovação tecnológica da região metropolitana de Campinas. É diretor de Desenvolvimento de Startups do Founder Institute, a maior aceleradora de startups pre-seed do mundo, presente em mais de 80 países ao redor do globo e também é líder do ecossistema de inovação aberta e empreendedorismo junto ao MIT Challenge LATAM, NASA Space Apps, Global Legal Hackathon e Fim de Semana de Inicialização.
Por 21 anos dedicou-se a carreira corporativa no mercado de fabricação de eletroeletrônicos e geração, transmissão e distribuição de energia, com forte atuação na cadeia de suprimentos da CPFL Energia, onde desenvolveu melhorias em processos, sistemas e treinamento de pessoas e foi considerado referência na utilização e implantação do sistema SAP na cadeia de suprimentos.
É especilista em Gestão da Inovação Tecnológica pela UFSCAR; Especialista em Lean 6 Sigma e Lean Manufacturing pelo Instituto Lean Brasil. Cursou Engenharia Elétrica na Unisal e Técnico em Eletroeletrônica na FIEC.
Sonia Oliveira
Coordenadora de Inovação na Irani
Mais de 17 anos de experiência em gestão estratégica de inovação, com ênfase em projetos de inovação aberta, gestão de corporate venture capital e intraempreendedorismo. É Economista, mestre em inovação e propriedade intelectual, ao longo da sua trajetória passou pelos seguimentos de consultoria, setor público, academia e indústria, conduzido projetos de inovação, especialmente em parceria com o ecossistema de inovação, criando interfaces com as áreas de PD&I, Comercial, Marketing e Inteligência de Mercado. Como Coordenadora de Inovação na Irani, atua com o propósito de impulsionar o desenvolvimento de soluções inovadoras, que permeiam os conceitos de Design-driven innovation que atendam ao propósito de sustentabilidade e economia circular. É responsável pela condução do Irani Labs e Irani Ventures, estruturas dedicadas ao desenvolvimento de soluções inovadoras e realização de investimento.
Ana Paula Trevizan
Gestora de projetos no Quintessa
Formada em Engenharia de Produção Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) iniciou a carreira como consultora, onde ficou por 3 anos atuando com estratégias de crescimento e modelos de gestão para Scale-Ups. Teve a oportunidade de liderar projetos de diversos segmentos e modelos de negócios (Marketplace, EdTech, FinTech, Health Tech – varejo, e-commerce, B2B e B2C SaaS). Ingressou no Quintessa como gestora de projetos em 2020, onde passou a se especializar também em programas de inovação aberta na frente de B2B do Quintessa (como o Acelera com o Grupo Fleury, Irani Labs, Programa de Inovação Aberta em ESG do Grupo RD).
Scheilla Montanari
Gerente de Sustentabilidade na Danone
Com 12 anos de experiência na indústria de alimentos, entre as áreas de Inovação e Sustentabilidade, é guiada por uma missão pessoal em contribuir pela transformação do planeta para melhor. Esteve envolvida no planejamento estratégico de ambas as frentes, liderando iniciativas inovadoras e mais sustentáveis tanto no seu período de BRF, com as linhas de frangos orgânicos, plant based, carne cultivada e margarina clean label, quanto na Danone, onde hoje é Gerente de Sustentabilidade e conduz agendas para um portfolio de embalagens mais sustentáveis e projetos de impacto social, como o programa Kiteiras. Como formação, é Mestre em Meio Ambiente pelas universidades UFPR & Stuttgart, por onde publicou um artigo científico que compara as pegadas de carbono da margarina e manteiga, tecnóloga e engenheira ambiental, possui também a conclusão recente do curso de Economia Circular pela Universidade de Exeter
Tsen Chung Kang
Diretor de pesquisas de novos negócios do Grupo Jacto
Possui graduação em pela Universidade de São Paulo (1986), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Engenharia de Computação – Carnegie Mellon University (1995). É professor da Fatec Shunji Nishimura (Centro Paula Souza). É diretor de pesquisas de novos negócios do Grupo Jacto. Atua em várias áreas do ecossistema de inovação da Alta Paulista (educação, tecnologia e negócios). Também atua em governança corporativa, planejamento estratégico e inovação tecnológica, principalmente nos seguintes temas: Big Data, Machine Learning, IoT, Analytics, agricultura de precisão, agricultura do conhecimento e logística.
Denys Eduardo Biaggi
Líder de Novos Negócios - Fundepag
Engenheiro mecânico, com mestrado em prospecção tecnológica e especialização em ciência de dados.
Com passagens por empresas multinacionais de diferentes segmentos, atua desde 2006 em projetos na área de desenvolvimento e aplicação de novos produtos e negócios.
Faz dez anos que trabalha com projetos de inovação aberta, com forte experiência em prospecção tecnológica e novos negócios.
José Eduardo Marcondes de Almeida
Pesquisador APTA
Formação:
Atuação:
Fabrício Costa
PH Advisory Group
Engenheiro Agrônomo formado pela ESALQ-USP, com mais de 20 anos de experiência profissional e vivências em múltiplas áreas como vendas, marketing e planejamento estratégico. Trabalhou por mais de 11 anos na John Deere e agora atua como consultor em gestão de negócios e estratégia empresarial na PH Consulting House, escritório de consultoria liderado por Paulo Herrmann, ex-presidente da John Deere Brasil.
Raffaella Rossetto
IAC - Instituto Agronômico
Engenheira Agrônoma pela ESALQ/USP/1981, mestre em Energia Nuclear na Agricultura CENA-ESALQ/USP/1987 e doutora em Solos e Nutrição de Plantas, na ESALQ/USP/1994. Em 2012 realizou Pós-Doutorado em Plantas Energéticas na Universidade da Florida, USA. Foi diretora da Estação Experimental de Piracicaba de 2003 a 2007, ligada a APTA-SAA, e atualmente é diretora do Núcleo de Pesquisas de Jau, unidade ligada ao Instituto Agronômico – IAC-SAA. É presidente do Conselho fiscal da SBE- Sociedade de Bioenergia para o período 2022 a 2026. Na FAPESP é membro da Coordenação do Programa BIOEN desde maio de 2022. Realiza pesquisas na área de fitotecnia de cana de açúcar estudando aspectos de nutrição e adubação da cultura, fertilidade de solos, eficiência de uso de fertilizantes, eficiência de uso de resíduos e aspectos ambientais envolvidos no cultivo da cultura da cana de açúcar, como as perdas de gases de efeito estufa decorrentes do uso de resíduos e fertilizantes.
Anibal Eugênio Vercezi Filho
IZ - Instituto de Zootecnia
Médico Veterinário pela UFU, mestre em Zootecnia e doutor em Ciência Animal com ênfase em Melhoramento Genético Animal pela UFMG. É Pesquisador Científico VI do Instituto de Zootecnia – IZ, onde foi diretor do Centro de Bovinos de Leite, diretor do Laboratório de Genética e atualmente é diretor do Centro de Genética e Biotecnologia. Foi diretor Técnico da Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro durante 12 anos. É Professor do Curso de Pós Graduação do IZ – Produção Animal Sustentável e colaborou no Curso de Pós Graduação da Unesp Jaboticabal na área de Melhoramento Genético Animal, e bolsista de Produtividade do CNPq.
Gabriel Blain
Diretor do Centro de Biossistemas agrícolas, vice-diretor geral do IAC e coordenador da pós-graduação
Pesquisador científico e professor do curso de pós-graduação do Instituto Agronômico (IAC). Atuou como diretor do Centro de Biossistemas agrícolas, vice-diretor geral do IAC e coordenador da pós-graduação. É editor chefe da revista científica Bragantia e revisor de periódicos nacionais e internacionais. É membro do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas e da organização meteorológica mundial (WMO), órgão ligado à ONU.
Claudio José Ferreira
Pesquisador do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA)
Pesquisador Científico nível VI, do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), do Estado de São Paulo (antigo Instituto Geológico), desde 1992. Pós-doutorado na Universidade de Sheffield, Reino Unido, (2008). Doutorado (1997) e Mestrado (1991) em Geociências, na UNESP – Rio Claro. Graduado em Geologia (1986) na mesma Universidade. Professor de Geologia na Faculdade de Engenharia Civil de Araraquara (1987-1992). Especialista em Ensino de Geociências pela UNICAMP (1992). Desde 1996, atua no estudo de perigos geológicos, vulnerabilidade, análise de risco, cartografia geoambiental e indicadores da degradação ambiental.
Tiago Luiz Lourençon
Casa Militar/Defesa Civil Estadual
O 1º Tenente PM Tiago Luiz Lourençon possui formação em Administração Policial Militar, pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Atuou no Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo entre os anos de 2005 e 2016. Na área de Proteção e Defesa Civil do Estado exerce atividades desde setembro de 2016, inicialmente no núcleo de Logística Humanitária. Atualmente, é o diretor do Núcleo de Análise de Risco, setor responsável pelo mapeamento das áreas de risco no território estadual, pelo acompanhamento da Política Nacional de Segurança de Barragens e pela operacionalização da campanha mundial Construindo Cidades Resilientes (MCR2030) no estado de São Paulo.
Orivaldo Brunini
Moderador - Diretor Presidente da FUNDAG
Engenheiro Agrônomo, possui Mestrado em Energia Nuclear na Agricultura pelo CENA- USP, concluiu o doutorado (Ph.D.) em Agrometeorologia pela University Of Guelph- Canadá. PESQUISADOR CIENTIFICO – VI aposentado do Instituto Agronômico de Campinas Diretor Geral do IAC de 1988 a 1991. É Membro do Comitê de Especialistas (Outstanding Comittee) da Comissão de Serviços da OMM (SERCOM), representante do Brasil junto ao Grupo de Agrometeorologia da Associação Regional da América do Sul da Organização Meteorológica Mundial, Vice-Presidente da Sociedade Internacional do Agrometeorologia e Membro Fundador da Sociedade Brasileira de Agrometeorologia (SBAGRO) e do Fórum do Sul da Ásia em Meteorologia Agrícola (SAFOAM) e Diretor Presidente da FUNDAÇAO DE APOIO À PESQUISA AGRÍCOLA (FUNDAG)
Sebastião Tivelli
Presidente da Rede de Pesquisa Regional de Agroecologia
Engenheiro Agrônomo pela ESALQ/USP (1986) com doutorado em Horticultura pela FCA/UNESP (1999) e especialização em marketing (MBA) pela Butler University (2002) em Indianápolis, Estados Unidos. É Pesquisador Científico na APTA Regional de São Roque desde 2005 e está presidente da Rede de Pesquisa Regional de Agroecologia – RAR. Representa a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo em diferentes fóruns voltados para a agroecologia e produção orgânica (Comissão de Produção Orgânica, Câmara Setorial de Agricultura Ecológica, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de São Roque). Está tesoureiro da Associação Brasileira de Horticultura pelo terceiro mandato. Trabalha na área de Agronomia com fitotecnia, sistemas de produção orgânico, transição agroecológica e circuitos curtos de comercialização.
Pedro Machado Simões
Gerente de Projetos na REGEA Geologia, Engenharia e Estudos Ambientais
Graduado em Geologia no Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (2006). Atua como Gerente de Projetos na REGEA Geologia, Engenharia e Estudos Ambientais, onde participa e desenvolve projetos desde 2010. Coordenou projetos de cartografia de risco e geotécnica em diversas cidades do Brasil, principalmente nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, com destaque para os projetos desenvolvidos para o IG – Instituto Geológico do Estado de São Paulo (atual IPA – Instituto de Pesquisas Ambientais), DRM – Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro, JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão), dentre outros. Atua no PPDC – Plano Preventivo de Defesa Civil do Estado de São Paulo junto ao IPA desde 2014, e atuou pela REGEA junto ao DRM no atendimento aos desastres da Região Serrana do Rio de Janeiro em 2011. Tem experiência em projetos de Cartografia de Risco, Cartografia Geotécnica para Aptidão Urbana e para Obras Rodoviárias, Gestão de Riscos de Desastres, Geologia de Engenharia, Projetos de Obras para Contenção de Encostas, Mapeamento Geológico, e Processos de Licenciamento Ambiental.
Elisabete Donato Alves
Gerente de competitividade de municípios e promoção para exportação na InvestSP
Com 26 anos de experiência profissional, grande parte dedicada à capacitação e apoio à micro, pequenas e médias empresas. Graduada em Administração de Empresas com cursos de extensão pela Faculdade Tancredo Neves, Faculdade de Administração de São Paulo. Premiada pelo CRA pelo melhor projeto em Empreendedorismo, no setor privado atuou como consultora para empresas de micro e pequenos porte, gerenciou departamento de compras de uma rede de lojas francesa, administrou clinica de saúde por 13 anos. Foi diretora da ONG IMBRA, oferecendo cursos profissionalizantes para mulheres em situação vulnerável. Na InvestSP desde 2017, coordenou o projeto Chega Mais – Jucesp de capacitação para médias, pequenas e microempresas, e hoje atua como gerente de competitividade dos municípios e promoção para Exportação do Estado de SP.
©2016-2024 Inova Trade Show / Inova Campinas. Todos os direitos reservados / Política de privacidade