Auditório Blue 1
A mudança climática é uma ameaça real e inegável , que ameaça toda a civilização. Os efeitos são muito visíveis, e embora adversidades climáticas sempre ocorreram, o seu padrão tem se multiplicado tanto em intensidade como frequência, haja vista os episódios no Rio Grande do Sul, sendo um dos maiores desastres ocorridos. Mesmo o Estado de São Paulo, tem apresentado um padrão irregular do clima conhecido, onde a temperatura do ar foi em até 5º C acima da média histórica. Isto induz aos diferentes municípios desenvolveram processos e métodos de mitigar estes efeitos adversos. Assim, este Painel procura trazer sobre diferentes formas e procedimentos de mitigar estas anomalias
Gabriel Blain
Diretor do Centro de Biossistemas agrícolas, vice-diretor geral do IAC e coordenador da pós-graduação
Pesquisador científico e professor do curso de pós-graduação do Instituto Agronômico (IAC). Atuou como diretor do Centro de Biossistemas agrícolas, vice-diretor geral do IAC e coordenador da pós-graduação. É editor chefe da revista científica Bragantia e revisor de periódicos nacionais e internacionais. É membro do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas e da organização meteorológica mundial (WMO), órgão ligado à ONU.
Claudio José Ferreira
Pesquisador do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA)
Pesquisador Científico nível VI, do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), do Estado de São Paulo (antigo Instituto Geológico), desde 1992. Pós-doutorado na Universidade de Sheffield, Reino Unido, (2008). Doutorado (1997) e Mestrado (1991) em Geociências, na UNESP – Rio Claro. Graduado em Geologia (1986) na mesma Universidade. Professor de Geologia na Faculdade de Engenharia Civil de Araraquara (1987-1992). Especialista em Ensino de Geociências pela UNICAMP (1992). Desde 1996, atua no estudo de perigos geológicos, vulnerabilidade, análise de risco, cartografia geoambiental e indicadores da degradação ambiental.
Tiago Luiz Lourençon
Casa Militar/Defesa Civil Estadual
O 1º Tenente PM Tiago Luiz Lourençon possui formação em Administração Policial Militar, pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Atuou no Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo entre os anos de 2005 e 2016. Na área de Proteção e Defesa Civil do Estado exerce atividades desde setembro de 2016, inicialmente no núcleo de Logística Humanitária. Atualmente, é o diretor do Núcleo de Análise de Risco, setor responsável pelo mapeamento das áreas de risco no território estadual, pelo acompanhamento da Política Nacional de Segurança de Barragens e pela operacionalização da campanha mundial Construindo Cidades Resilientes (MCR2030) no estado de São Paulo.
Pedro Machado Simões
Gerente de Projetos na REGEA Geologia, Engenharia e Estudos Ambientais
Graduado em Geologia no Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (2006). Atua como Gerente de Projetos na REGEA Geologia, Engenharia e Estudos Ambientais, onde participa e desenvolve projetos desde 2010. Coordenou projetos de cartografia de risco e geotécnica em diversas cidades do Brasil, principalmente nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, com destaque para os projetos desenvolvidos para o IG – Instituto Geológico do Estado de São Paulo (atual IPA – Instituto de Pesquisas Ambientais), DRM – Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro, JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão), dentre outros. Atua no PPDC – Plano Preventivo de Defesa Civil do Estado de São Paulo junto ao IPA desde 2014, e atuou pela REGEA junto ao DRM no atendimento aos desastres da Região Serrana do Rio de Janeiro em 2011. Tem experiência em projetos de Cartografia de Risco, Cartografia Geotécnica para Aptidão Urbana e para Obras Rodoviárias, Gestão de Riscos de Desastres, Geologia de Engenharia, Projetos de Obras para Contenção de Encostas, Mapeamento Geológico, e Processos de Licenciamento Ambiental.
Orivaldo Brunini
Moderador - Diretor Presidente da FUNDAG
Engenheiro Agrônomo, possui Mestrado em Energia Nuclear na Agricultura pelo CENA- USP, concluiu o doutorado (Ph.D.) em Agrometeorologia pela University Of Guelph- Canadá. PESQUISADOR CIENTIFICO – VI aposentado do Instituto Agronômico de Campinas Diretor Geral do IAC de 1988 a 1991. É Membro do Comitê de Especialistas (Outstanding Comittee) da Comissão de Serviços da OMM (SERCOM), representante do Brasil junto ao Grupo de Agrometeorologia da Associação Regional da América do Sul da Organização Meteorológica Mundial, Vice-Presidente da Sociedade Internacional do Agrometeorologia e Membro Fundador da Sociedade Brasileira de Agrometeorologia (SBAGRO) e do Fórum do Sul da Ásia em Meteorologia Agrícola (SAFOAM) e Diretor Presidente da FUNDAÇAO DE APOIO À PESQUISA AGRÍCOLA (FUNDAG)
©2016-2024 Inova Trade Show / Inova Campinas. Todos os direitos reservados / Política de privacidade