Auditório Blue 2
A comunicação e o marketing são ferramentas poderosas quando aplicadas estrategicamente por organizações de ciência, tecnologia e inovação que desejam demonstrar seu impacto, bem como atrair parceiros para pesquisa e desenvolvimento. Neste painel vamos abordar como a Comunicação 360 e ferramentas de marketing podem ser aplicadas para potencializar não só a visibilidade, mas também a conexão destas instituições com seus públicos-alvo, desde o setor empresarial até a sociedade.
Daniela Klebis
Coordenadora de Comunicação na SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
Doutora em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp (2024), mestre em Comunicação Pública e Social pela London School of Economics – LSE (2012), especialista em Jornalismo Científico pela Unicamp (2006) e graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (2004), coordena desde 2017 o Departamento de Comunicação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Kátia Kishi
Supervisora de Comunicação na Agência de Inovação Inova Unicamp
Jornalista formada pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), especialista em jornalismo científico pelo Laboratório de Estudos Avançados de Jornalismo (LabJor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestra em divulgação científica e cultural pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp. Hoje, ela é pós-graduanda do curso de especialização em Gestão Estratégica da Inovação Tecnlógica do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp e também atua como supervisora de comunicação da Agência de Inovação Inova Unicamp.
Vanessa Sensato
Diretora de estratégia e inovação na Agência Sabiá
Vanessa tem 17 anos de experiência em comunicação nas áreas de inovação e empreendedorismo. Possui atuação destacada no planejamento de Comunicação e Marketing 360 graus, envolvendo eventos, assessoria de imprensa, publicações e mídias sociais. Durante 15 anos atuou na estruturação e na expansão das áreas de inovação e do empreendedorismo da Unicamp, onde formatou projetos de cooperação nacionais e internacionais, envolvendo os setores privado e público. Mestre em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp, é formada em gestão pela Fundação Dom Cabral e em empreendedorismo por Babson College nos Estados Unidos, além de ter feito parte da graduação na Universidade de Hamburgo, na Alemanha. Atualmente é diretora de estratégia e inovação na Agência Sabiá e diretora de inovação e tecnologia SP na Associação Nacional do Mercado e da Indústria Digital (AnaMid).
Roberta Campos
Jornalista na Duas Robertas Ateliê de Comunicação
Roberta Campos é jornalista há 20 anos, especializada em audiovisual. Já trabalhou em diversas emissoras de TV. Sua última experiência foi na EPTV (afiliada da Globo) onde
atuou como apresentadora, repórter, roteirista, editora de texto e diretora de externa. Atualmente, é professora de oratória e ministra treinamentos em comunicação e expressão.
Simone Pallone
Pesquisadora no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor-Unicamp)
Simone Pallone de Figueiredo é jornalista, formada pela PUC, especialista em Jornalismo Científico, mestre e doutora em Política Científica e Tecnológica, pela Unicamp. Desde 2003 é pesquisadora no Labjor, Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo, do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade, da Unicamp. Foi repórter editora das revistas ComCiência, Inovação Uniemp, Conhecimento e Inovação e Conecta. Em 2015, criou o podcast Oxigênio, que trata de ciência e cultura, o qual coordena e que já conta com mais de 200 episódios. É professora nos cursos de Especialização em Jornalismo Científico e do Mestrado em Divulgação Científica e Cultural, ambos do Labjor em parceria com o Instituto de Geociências e Instituto de Estudos da Linguagem, respectivamente. Suas áreas de pesquisa são: comunicação de ciência, estudos sociais de CT, política científica e tecnológica, relações entre universidade e entorno socioeconômico, além de podcast e comunicação sonora. É membro do Projor, Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo e desde 2020, diretora editorial do Instituto, que publica o site Observatório da Imprensa. É também membro da Associação Brasileira de Professores de Jornalismo (ABEJ) e da Rede de Mulheres Acadêmicas da Unicamp.
©2016-2024 Inova Trade Show / Inova Campinas. Todos os direitos reservados / Política de privacidade