28 de outubro de 2022 NA MÍDIA | CORREIO POPULAR: Evento destaca potencial de tecnologia e inovação da região de Campinas
CONFIRA REPORTAGEM PUBLICADA NO JORNAL CORREIO POPULAR
Reportagem: Rodrigo Piomonte
A partir da próxima semana, Campinas será o epicentro da tecnologia e da inovação com a abertura do Inova Trade Show. O evento, que chega a sua 9ª edição, propõe-se a colocar a produção tecnológica e o conhecimento científico gerado nas instituições de pesquisa da cidade e da região em contato direto com as empresas. Entre os objetivos do evento está o de destacar para o mercado todo o potencial da região para o desenvolvimento de novas soluções e negócios em tecnologia.
O encontro é gratuito e acontece nos dias 3 e 4 de novembro no Instituto Agronômico de Campinas. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do site do evento: https://inovatradeshow.com.br/.
Na última edição presencial, em 2019, foram realizadas 300 reuniões de negócios, 50% a mais do que na edição anterior. As duas últimas edições, por conta da pandemia, aconteceram no formato on-line.
Segundo a organização, o evento vai reunir empresas, startups, instituições de pesquisa, universidades, incubadoras, parques científicos e tecnológicos, associações e órgãos governamentais. O público esperado é de mais de 1,2 mil pessoas. Entre os principais objetivos do encontro estão o de promover oportunidades de negócios, gerar networking e apresentar as novas tendências para o ecossistema de inovação e empreendedorismo de todo o país.
Organizado pela Fundação Fórum Campinas inovadora (FFCi), entidade que reúne a representação de todas as Instituições de Ciência e Tecnologia de relevância da região de Campinas, associações empresariais e órgãos governamentais, o Inova Trade Show tem como uma das novidades desta edição um road show tecnológico. A intenção do formato é propor uma conexão direta entre as empresas e as instituições de pesquisa, visando a atender o mercado.
O presidente do Fórum, Eduardo Gurgel do Amaral, diretor do parque científico e tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), explica que o ‘road show’ prevê facilitar a geração de negócios entre os participantes.
A ação será promovida em parceria com a empresa Alcance Innovation e a proposta é a de conectar as empresas e as instituições de ciência e tecnologia. “Haverá uma facilitação para a transferência de tecnologia direto ao mercado. Será uma vitrine, que dará visibilidade às ações desenvolvidas em Campinas”, afirmou.
Segundo a organização, as instituições e empresas selecionadas terão um espaço especial durante a programação para apresentar tanto as soluções e tecnologias desenvolvidas quanto as demandas do mercado nas áreas de saúde, energia e alimentos. “Não se fecha nada durante o evento, mas as possibilidades geradas são inúmeras”, reforça.
Para o presidente da FFCi, o Inova Trade Show tem exercido um papel fundamental na consolidação de Campinas e região como agente de fomento do ecossistema de inovação ao propor um ambiente que apresenta projetos, ideias e ações no âmbito da ciência, tecnologia e inovação em favor do desenvolvimento socioeconômico sustentado.
“A Fundação Fórum tem a meta de promover e ampliar a utilização da ciência, tecnologia e inovação. Dessa forma, o Inova Trade Show segue essa mesma direção, visto que reúne especialistas que debatem temas de grande relevância e apresentam o que é desenvolvido nesse ecossistema”, disse.
A programação prevê painéis e palestras que somam mais de 14 horas de conteúdo. O primeiro dia trará convidados para abordar assuntos sobre sustentabilidade e inovação, metaverso aplicado à indústria e ao comércio, liderança feminina na tecnologia e inovação e sobre o marco legal das startups.
No segundo dia de evento, a programação é especial e destaca o agronegócio. As temáticas de inovação são abertas para temas como o das mudanças climáticas e sustentabilidade na produção de alimentos. De acordo com a organização, o encerramento será realizado junto com a 11ª Conferência Campinas Startups, promovida em parceria com a Campinas Tech.
Segundo a organização, estão previstas cerca de 30 apresentações, que poderão ser acompanhadas pelo público, num ambiente preparado para networking. As apresentações acontecerão na tarde do dia 3/11 e durante todo o dia 4/11.
Estão confirmadas para o road show instituições como Libbs, Randon, MRO Logistics, Match IT, Centroflora, Bioclin, Grupo Lamas de Cervejarias, Onin, (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), Agência de Inovação Inova Unicamp, Centro de Inovação em Novas Energias (CINE Unicamp), All4Foods e RBKollors.
Estarão presentes no evento a Agência de Inovação Inova Unicamp, Mescla da PUC-Campinas, Conexão.f, da Fundepag, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), APTA, Fundag, Vilage Marcas e Patentes, Campinas Tech e Coalizão pelo Impacto.
O Inova Trade Show tem como parceiros a Unicamp, Agência de Inovação Inova Unicamp, PUC-Campinas, Mescla PUC-Campinas, Conexão.f da Fundepag, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas, Fundag, CATI, Apta, Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Eldorado, Alcance Innovation Consulting, Vilage Marcas e Patentes, Velis, Coalizão pelo Impacto e Campinas Tech. E conta com o apoio do Ciesp Campinas, Cepetro, Softex, Associação Comercial e Industrial de Campinas, Share People Hub, Sebrae, Anbiotec Brasil, CPQD, Open Innovation Brasil e PDI Soluções Empresariais.