Instituto Eldorado é o mais novo membro internacional da associação europeia EARTO

Instituto Eldorado é o mais novo membro internacional da associação europeia EARTO

O Instituto ELDORADO agora faz parte da EARTO (European Association of Research and Technology Organisations), associação européia que reúne 350 Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT) de 23 países, englobando mais de 150 mil pesquisadores, engenheiros e técnicos.

Há 23 anos, o ELDORADO desenvolve soluções sob medida em software e hardware para diversos segmentos, sendo um importante articulador da inovação aberta ao conectar empresas,  universidades e startups em benefício de todo o ecossistema com projetos que inserem o país no mercado global de tecnologia.

“É uma honra e, também, uma grande responsabilidade fazer parte de um grupo tão relevante como a EARTO. Acreditamos que temos muito o que aprender e contribuir, além de ser uma oportunidade para ampliar nosso intercâmbio de conhecimento e atuação com a inovação aberta”, afirma o Head de Novos Negócios do ELDORADO, Vinicius Pagano.

A EARTO atua para promover os interesses dos ICTs ao redor do mundo, incentivando a competitividade econômica e social, a inovação de produtos, processos e serviços em todos os segmentos da indústria. Seus membros estão envolvidos na execução de grandes projetos mundiais de PD&I, com soluções que beneficiam cerca de 100 mil empresas por ano.

Atualmente, o ELDORADO é o único membro internacional da América Latina a integrar a EARTO, o que coloca o ICT em uma posição favorável para compartilhar sua experiência e mostrar a capacidade tecnológica do Brasil na Europa, bem como abrir portas para a entrada de novas instituições brasileiras no futuro.

Segundo o Executivo de Tecnologia e Produtos do ELDORADO, José Eduardo Bertuzzo, como associado, o Instituto estará inserido em discussões de temas mundiais de PD&I, no estudo e na definição de novos roadmaps tecnológicos, aprimorando ainda mais a sua atuação junto ao ecossistema local de inovação.

Outro ponto de força é a possibilidade de benchmarking com instituições com atuação similar ao do ELDORADO, o que permite o contato com as melhores práticas do mercado e o desenvolvimento de projetos multilaterais e de alcance global”, destaca Bertuzzo.

Neste sentido, ser uma ponte entre as pesquisas e as aplicações práticas norteiam as atividades da EARTO, que funciona como um fórum de intercâmbio e cooperação entre seus membros no desenvolvimento de inovações, a fim de melhorar a eficiência no atendimento a empresas e governos.

Dentre os atributos do Instituto que proporcionaram a pronta adesão à EARTO estão a atuação junto ao ecossistema local de empresas inovadoras, o protagonismo em inovação aberta,  foco em resultados e a presença em quatro regiões do Brasil, com mais de 1.600 colaboradores.

Compromisso com o conhecimento

A associação promove a troca de informações e experiências por meio de sete grupos de trabalho, além da produção de relatórios técnicos, boletins e a organização de eventos presenciais, online e conferências anuais.

O ELDORADO foi convidado a integrar um dos grupos de trabalho, com foco no impacto dos ICTs de todo o mundo e dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) do ponto de vista econômico e social.

Trusted advisor e articulação política em benefício dos ICTs

Garantir recursos e independência aos ICTs é outro pilar da missão da associação, que não só fornece informações sobre políticas e programas de financiamento, como também apoia seus associados no planejamento e na execução de projetos.

“No mês de maio, estivemos na EARTO Annual Conference, em Barcelona, e lá tivemos uma oportunidade única de participar de uma reunião com pares que compartilham os mesmos objetivos e desafios, mesmo em cenários tão diferentes”, completa Bertuzzo. 

A EARTO representa os pontos de vista de seus associados junto aos decisores europeus, além de ser conhecido como articulador do ecossistema, com posicionamentos políticos frequentes sobre questões que afetam os ICTs.

Sempre que possível, a associação busca ampliar sua base de integrantes e aposta no relacionamento com outros grupos e organizações de pesquisa, tecnologia e inovação para ampliar a cooperação e alinhar os interesses de seus stakeholders.

 

Matéria originalmente publicada no site do Eldorado, membro da FFCi

 

Assessoria de Imprensa FFCi

comunicacao@forumcampinas.org.br