Instituições de pesquisa e ensino de Campinas enviam carta a candidatos com demandas para a área de inovação

Instituições de pesquisa e ensino de Campinas enviam carta a candidatos com demandas para a área de inovação

Instituições ligadas ao ecossistema de inovação da região de Campinas enviaram uma carta a 190 candidatos às eleições deste ano onde apresentam propostas com o objetivo de colaborar com o desenvolvimento de projetos e políticas públicas relevantes nas áreas de ciência, empreendedorismo, sustentabilidade, tecnologia e inovação.

A carta foi elaborada pela Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi), entidade que reúne representantes das mais relevantes Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) da região e as principais associações empresariais e órgãos governamentais. O material foi encaminhado a candidatos do estado de São Paulo que concorrem a vagas no Executivo, na Assembleia Legislativa, na Câmara dos Deputados e no Senado. 

O documento apresenta as diretrizes gerais e também demandas específicas de cada área – como ensino e pesquisa – que vão desde alterações na legislação vigente e implantação de novas leis até investimentos para fomentar essas áreas em todo o país. 

A lista de demandas e propostas está sendo atualizada e disponibilizada no site da FFCi, aqui. A Fundação também se colocou à disposição para auxiliar as equipes técnicas dos candidatos na elaboração de um diagnóstico mais detalhado do ecossistema, bem como sugerir possíveis encaminhamentos. 

“A atuação dos representantes do executivo e legislativo é de fundamental importância neste processo de transformação, razão pela qual nos levou a tomar a iniciativa de entrar em contato previamente não só para destacar a importância destas diretrizes no seu plano de governo, como oferecer nosso apoio”, explica o presidente da FFCi e diretor do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, Eduardo Gurgel do Amaral. 

A carta também relata a importância do Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável (HIDS), projeto que deve ocupar uma área de 17 milhões de metros quadrados e criar uma realidade integrada a um novo e inovador modelo de desenvolvimento urbano. Embora nascido em Campinas, o HIDS possui relevância nacional e internacional. 

Gurgel também acrescenta que a iniciativa foi estimulada pela importância da Ciência, Tecnologia e Inovação, bem como a sustentabilidade e empreendedorismo, para  o desenvolvimento socioeconômico. Além disso, afirma sobre a importância da articulação com o setor público. 

“A própria pandemia mostrou o valor do desenvolvimento científico para seu combate, assim como a importância da articulação entre governos, infraestrutura científica e tecnológica e os setores produtivos para obter resultados expressivos”, concluiu.

Texto: Bruna Mozer

Foto: Prefeitura de Campinas

comunicacao@forumcampinas.org.br