Palestrantes contam experiências com inovação aberta no Inova Trade Show 2020

Palestrantes contam experiências com inovação aberta no Inova Trade Show 2020

Por Thais Oliveira

Agência de Inovação Inova Unicamp

A Inovação Aberta é uma ideia definida pela cooperação entre empresas e parceiros externos, como startups ou setor público, que têm como objetivo o avanço tecnológico, de acordo com o criador  do conceito, Henry Chesbrough. Este foi o tema da palestra de abertura do Inova Trade Show 2020, “Inovação Aberta: cenários e olhar para o futuro”,  que reuniu experiências nacionais e internacionais na área. O webinar pode ser conferido na íntegra aqui.

Um dos casos compartilhados durante o evento foi o da IFood, a Foodtech líder na América Latina e com mais de 3 mil colaboradores. Caio Falcão, head na diretoria corporativa, apresentou como a empresa se relaciona com outras startups no desenvolvimento da logística de entrega por drones, carros autônomos e bicicletas elétricas voltadas aos entregadores. 

Falcão considera que apesar de a empresa ter nove anos, ainda se associa ao estilo de startup por sempre desenvolver coisas novas. O diretor também compartilhou a metodologia chamada de “jet ski”, usada para manter a robustez das entregas, preservando o caráter inovador.

“O IFood já tem uma linha robusta de operações, dessa forma, não se pode mudar as soluções o tempo todo, é como um transatlântico. No entanto, para manter a inovação nos processos, temos uma equipe de testes que trabalham com rapidez e com foco em inovação disruptiva. Os projetos em desenvolvimento são os “jets skis”. Se essas inovações são aprovadas, são introduzidas nas operações. Se não, desapegamos rápido para desenvolvermos outras” explicou Falcão. 

Além do caso da IFood, Bruno Rondani apresentou a 100 Open Startups, plataforma internacional de geração de negócios entre grandes empresas e startups em que é CEO.  Para ele, há 20 anos as empresas tinham receio em fazer negócios com startups e até colocavam barreiras tecnológicas como registro de patentes para impedir o avanço. 

“Em 2010, houve um grande aumento de startups e as empresas perderam o controle de monitorar o mercado. Em 2020, o que vemos são as grandes empresas aproveitando desse ecossistema de startups para atuar em plataformas de negócio”, comentou Rondani. 

Além de promover reuniões e mentorias entre startups e empresas, a 100 Open também faz um ranqueamento anual de startups que estão no estágio inicial. A plataforma tem mais de 1000 startups cadastradas e faz a classificação com base nas que fecham mais negócios. As 100 melhores ranqueadas são premiadas e expostas ao mercado. 

Além dos casos citados entre empresas, a inovação aberta também pode se manifestar em acordos com o setor público. Neste campo, foram apresentadas as experiências do Governo de Israel e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O cônsul-geral de Israel em São Paulo, Alon Lavi, apresentou o êxito do país no campo da inovação.  Com uma população de 9.2 milhões de habitantes e a falta de oferta de recursos naturais como água, petróleo e gás, Israel é conhecido como o país das startups e até abriga centros de P&D de empresas como Apple e Microsoft. 

Para o cônsul, isso ocorre porque a educação é vista como uma prioridade nacional e o governo incentiva um ecossistema que permeia a academia, o setor público e o setor privado, onde se encontram as startups. Lavi destaca que o governo tem um papel fundamental no fomento às startups, pois investe sem a necessidade de receber o dinheiro de volta. “Esse sistema incentiva os empreendedores a se arriscarem e impulsiona o setor privado”, explica Levi. 

Assim como em Israel, uma educação como base para inovação também é o que move a experiência da Unicamp. Para o diretor-executivo da Agência de Inovação da Unicamp, Newton Frateschi, a base do sistema de inovação é o fluxo de talentos que se formam na Universidade que vão para o mercado. “Assim, levam o espírito empreendedor e promovem um impacto socioeconômico”, comentou Frateschi. 

No âmbito da inovação aberta, o diretor apresentou experiências da Unicamp com transferência de tecnologia e P&D, além do caso de uma empresa spin-off que foi criada a partir de uma tecnologia desenvolvida na Universidade: a S Cosméticos do Bem que, em breve, comercializará seu primeiro produto no mercado. 

Sobre o Inova Trade Show

O Inova Trade Show é o epicentro da tecnologia e da inovação no Brasil que acontece de 28 a 30 de outubro, de forma online. Tem como objetivo promover rodadas de negócios, demonstrar o potencial tecnológico e apresentar as novas tendências para o ecossistema inovador. 

Você pode conferir a programação completa do evento aqui. Todas as palestras serão realizadas no canal do YouTube do Inova Trade Show. Para receber certificado, faça sua inscrição no evento em: https://www.openstartups.net/site/oiweek/2020/out/inovacampinas.html

Confira o webinar na íntegra: 

 

Assessoria de Imprensa 

comunicacao@inovatradeshow.com.br