26 de outubro de 2017 InovaCampinas somou 162 reuniões com efetiva oportunidade de novos negócios
Com o objetivo de conectar grandes empresas a soluções inovadoras desenvolvidas nas universidades, instituições e startups, o Movimento 100 Open Startups promoveu uma rodada de negócios durante o InovaCampinas 2017, realizado nesta quarta-feira (25), na Expo D.Pedro. Ao logo do dia, em 162 reuniões realizadas foi registrado interesse dos participantes em dar continuidade na negociação.
A rodada ocorreu na Arena 100 Open Startups e de acordo com o Movimento, esse número representa o total de reuniões que efetivamente teve “match”, ou seja, em que os envolvidos seguirão para novas negociações em conjunto. Desse total de reuniões, participaram 36 startups e 32 tecnologias – essas ligadas às universidades e instituições de pesquisa. Os participantes puderam realizar reuniões com diversos parceiros no mesmo dia.
O Movimento já realiza esse trabalho entre as empresas e startups. No entanto, o grande diferencial levado para o InovaCampinas foi a oportunidade inédita de conectar o que é produzido no campo acadêmico para o mercado. Ao todo, 184 tecnologias haviam sido inscritas para as reuniões, sendo que 159 eram ligadas à Unicamp, Ufscar e Unesp. Desse montante, 46 projetos foram selecionados para as reuniões com as empresas, a partir da indicação de interesses.
“O objetivo é gerar negócio mais rápido, mais fluido para mais gente, uma forma de conectar empresas interessadas em novas soluções com o que é pensado e produzido de forma inovadora nas universidades e startups”, afirmou o CEO do Movimento 100 Open Startups, Bruno Rondani.
O projeto, que envolveu as universidades e instituições, teve apoio da Rede Inova São Paulo, que atuou na articulação com os NITs (Núcleos de Inovação Tecnológica). A organização das reuniões foi realizada pelo Movimento, que possui uma metodologia que conecta as tecnologias às empresas interessadas por meio do cruzamento de dados e interesses em comum. Uma pré-agenda foi definida para que as reuniões ocorressem no formato de “speed dating” (encontro rápido), com grandes empresas líderes.
Para a Rede Inova São Paulo essa foi uma importante oportunidade de garantir a conexão das pesquisas ao mercado, fomentando assim oportunidade de novos investimentos e valorização da produção científica e tecnológica. “Nosso apoio foi feito em direção ao estímulo de parcerias e à ampliação da relação do mundo acadêmico com o mercado. Temos que pensar grande, promover a inovação e avanço nas fronteiras do conhecimento”, afirmou o coordenador executivo da Rede InovaSP, Milton Mori.
Já em relação às startups participantes, foi realizado durante o InovaCampinas 2017, o Demoday 100 Open Food Techs em parceria com a FoodVentures. O objetivo foi conectar grandes empresas e startups focadas em gerar oportunidades de negócio no setor de alimentos.
Fotos: Pedro Amatuzzi
InovaCampinas | 25 outubro 2017
Comunicação | Assessoria de Imprensa
Contato: Bruna Mozer
(19) 9 9641.6432
(19) 3521-2556
comunicacaoinova@inova.unicamp.br
Nossos canais:
facebook.com/foruminovacampinas