Impacto financeiro e a prática de ESG no crescimento das empresas

Impacto financeiro e a prática de ESG no crescimento das empresas

Ser reconhecido por promover impacto ambiental positivo, por se preocupar com o social e estabelecer uma conduta corporativa ética é uma meta das empresas que buscam alinhar o crescimento financeiro com as boas práticas de ESG – Environmental, Social and Corporate Governance – Governança Ambiental, Social e Corporativa, em português. 

O tema foi discutido na 8ª edição do Inova Trade Show, durante o painel “A sustentabilidade sob perspectiva de empresas e ecossistemas de inovação”. O evento foi realizado pela Fundação Fórum Campinas Inovadora e pode ser acessado no canal do Youtube.

Para ser ESG, uma empresa precisa estabelecer práticas que protejam os recursos naturais e impactar positivamente o meio ambiente. Além disso, também é preciso ser engajada socialmente, com políticas de diversidade para o ambiente de trabalho e projetos sociais para reduzir a desigualdade. E, ainda, garantir a lisura dos processos corporativos, com a independência do conselho de administração e com investimentos em mecanismos para impedir casos de corrupção, discriminação e assédio.

 

“É importante pontuar que dentro da abordagem da sustentabilidade, o ESG representa hoje como cada empresa monitora as suas ações e suas iniciativas dentro desses três pilares. Vale para todo tamanho de empresa de acordo com a habilidade corporativa”, explica Marlucio Borges, especialista em gestão da sustentabilidade na Fractal. 

Segundo o especialista, o ESG é um processo que visa a permissão para que a empresa consiga analisar riscos e oportunidades dentro do seu próprio ambiente. “O mercado financeiro é o grande indutor desse movimento. O próprio sistema financeiro está sendo cobrado.”

A diretora de Comunicação e Sustentabilidade na Volkswagen Brasil, Priscilla Cortezze, explica que as empresas não conseguem ter um bom desempenho se não estiverem seguindo todas as práticas ESG.

“O ESG está presente no negócio em várias características. Aqui na Volkswagen Brasil, além das práticas na área ambiental, também focamos na área social. Desde a maneira como a empresa trata seus funcionários, a relação sindical, a promoção da inclusão e diversidade no ambiente de trabalho, e a inclusão na comunidade”. 

Para Priscilla, diante de tantos desafios é necessário estabelecer um objetivo de negócios, com metas a serem cumpridas, projetos e processos bem estabelecidos.

“Nosso foco hoje é a descarbonização. O automóvel tem que ser menos poluente. Trabalhamos com o etanol como alternativa de combustível e a nossa meta é zerar a emissão de carbono até 2050”, explicou.

Sobre a Fundação Fórum Campinas Inovadora

A Fundação Fórum Campinas inovadora (FFCi) é uma entidade que reúne Instituições de Ciência e Tecnologia de maior relevância da região de Campinas, além das principais associações empresariais e órgãos governamentais, que têm atuação ou influência direta no ecossistema de inovação da região. A FFCi tem como principal objetivo promover e ampliar a utilização da Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I), visando contribuir para um significativo aumento da competitividade e o fortalecimento do desenvolvimento socioeconômico regional e nacional.

Texto: Leonardo Scramin Florindo

Foto: Pedro Amatuzzi

Assessoria de Imprensa FFCi

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