24 de junho de 2024 Comunidade Atlassian escolhe Inova Trade Show como palco para lançamento de novidades
Primeira reunião presencial da Comunidade Atlassian no interior do estado destacou as novidades lançadas pela multinacional durante o Teams24, aplicações inovadoras e práticas de sucesso
O painel “Atlassian como ferramenta para inovação e Insights Team24” realizado no dia 13 de junho durante o Inova Trade Show em Campinas, marcou um momento histórico: foi a primeira vez que a Comunidade Atlassian se reuniu presencialmente no interior do estado de São Paulo. A Comunidade Atlassian escolheu o Inova Trade Show como um evento de referência para trazer as novidades recentemente lançadas no Team 24, conferência global da Atlassian. O evento atraiu profissionais e entusiastas da tecnologia da informação, interessados em explorar as inovações e tendências apresentadas na conferência global Team24 da Atlassian.
Patrícia Francezi, Líder da Comunidade Atlassian em São Paulo, abriu o evento, destacando a importância das parcerias e do crescimento da comunidade. “Este evento é uma celebração das nossas conquistas e um passo importante para fortalecer a colaboração e a troca de experiências inovadoras em nossa comunidade”, afirmou Patrícia.
Já as novidades quentíssimas do Team24, evento global da Atlassian que define o futuro do trabalho colaborativo e da gestão ágil de projetos, foram trazidas em primeira mão pelo Channel Manager na Atlassian no Brasil, André Palma. “Estamos empolgados em compartilhar que 75% dos nossos clientes corporativos agora têm uma presença na nuvem da Atlassian. Com a unificação do Jira Work Management e Jira Software, estamos revolucionando a maneira como as equipes trabalham,” disse Palma.
O executivo também comentou o lançamento do Rovo, um novo assistente de IA da Atlassian que ajuda as equipes a encontrar, aprender e agir sobre informações dispersas em diversas ferramentas internas e de terceiros. “Rovo transforma dados em ação, integrando-se perfeitamente com as ferramentas Atlassian para proporcionar uma visão abrangente das metas, conhecimentos e trabalho da organização,” explicou.
Dois clientes Atlassian compartilharam suas experiências no evento: Claranet Brasil e EDP.
Durante sua fala, Helton Pereira, Diretor de Operações na Claranet Brasil e ADTsys, enfatizou o poder da inovação tecnológica. “Inovação é mais do que criar algo novo; é a aplicação prática de ideias criativas para resolver problemas ou melhorar processos. Pequenas mudanças podem ter um grande impacto na eficiência,” explicou Helton. Ee apresentou como as ferramentas Atlassian têm sido fundamentais para otimizar processos e melhorar cada vez mais a eficiência dentro do grupo. “Usamos o Jira e o Confluence para automatizar tarefas, controlar a produtividade do time e gerenciar entregas. Isso nos permite não só aumentar a eficiência, mas também garantir a transparência e colaboração entre as equipes,” afirmou Pereira.
Lívia Leiko Tomiyoshi, Application Service Manager na EDP Brasil, compartilhou a experiência da empresa com o uso do Jira para suportar a migração ágil. “Começamos nossa jornada ágil em 2021 e, com o Jira, conseguimos evoluir nossas squads e melhorar significativamente a satisfação dos nossos clientes. Hoje, o Jira nos permite gerenciar mais de 100 projetos simultaneamente, assegurando a transparência e a eficiência em todas as etapas,” destacou Lívia.
Participação dos partners
Três empresas parceiras da Atlassian patrocinaram o painel: Nimble, Unlimit e E-core. Nimble e Unlimit também participaram contribuindo com palestras na última parte do evento.
Bruno Godinho, Tech Lead na Unlimit, apresentou casos de uso da plataforma Forge para automação de tarefas. “Mesmo quem não é desenvolvedor, mas tem uma noção básica de desenvolvimento, consegue usar o Forge para gerar valor e resolver problemas específicos, como a migração de anexos entre instâncias e a inserção automática de comentários em incidentes,” disse Godinho.
A empresa Nimble foi uma das patrocinadoras deste painel. Henrique Silva, Pre-Sales Management na Nimble, marcou presença no palco e falou sobre como a Atlassian Intelligence está melhorando a produtividade. “Com a criação e transformação de conteúdo, pesquisa, automação, e a criação de itens de configuração, estamos otimizando processos e aumentando a eficiência operacional.” afirmou Henrique Silva.
O painel proporcionou uma visão abrangente de como as ferramentas Atlassian estão sendo aplicadas para transformar a entrega de serviços de TI, elevar a eficiência operacional e melhorar a experiência do usuário final. Os participantes tiveram a oportunidade de explorar casos de sucesso, discutir desafios comuns e descobrir como essas soluções podem ser estrategicamente aplicadas para impulsionar a inovação nas organizações.
Sobre o Inova Trade Show
O Inova Trade Show 2024 faz parte do Campinas Innovation Week. Com três palcos, mais de 80 palestrantes e uma semana repleta de atividades focadas em inovação, tecnologia, empreendedorismo, e varejo, o evento celebra os 250 anos de Campinas. O evento foi organizado pela Fundação Fórum Campinas, com o patrocínio da Bosch e parceria com: Unicamp, Agência de Inovação Inova Unicamp, HIDs, PUC Campinas, Mescla, Fundepag, Conexão F, Alcance Consulting, Agência Sabiá, Affari Comunicação, Tradex, Atlassian Community, Unimed Campinas, Fundag, Visite Campinas, CNPEM, CPQD, Instituto Eldorado, SiDi, Venturus, Fitec e RapidWall Brasil.