Case Cidades Inteligentes: soluções oferecem mais segurança à população e desburocratização no serviço público de Campinas

Case Cidades Inteligentes: soluções oferecem mais segurança à população e desburocratização no serviço público de Campinas

Neste terceiro e último case da nossa série sobre como Campinas contribui com o avanço do conceito de ‘cidades inteligentes’ no Brasil e no exterior, apresentamos duas iniciativas da Prefeitura que oferecem maior segurança à população e possibilitam a desburocratização na área de urbanismo. 

Por abrigar relevantes instituições de pesquisa e empresas inovadoras, Campinas torna-se solo fértil para receber e implementar projetos e tecnologias que a tornam, cada vez mais, uma ‘cidade inteligente’. 

Para Newton Frateschi, secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campinas, um dos diferenciais da cidade está no engajamento dos atores que fazem parte do ecossistema de inovação.

“O próprio DNA das empresas e instituições do nosso ecossistema contribui para esse avanço, uma vez que são fundamentalmente inovadoras. Além disso, têm como tema principal exatamente a área da tecnologia da informação, internet das coisas, etc.”

Frateschi também ressalta que, para a aplicação dessas tecnologias, é preciso que haja engajamento das pessoas e das instituições. “É necessário pensar de forma conjunta para criar um ambiente onde a qualidade de vida e a eficiência das ações sejam cada vez melhores. A tecnologia de forma isolada não faz uma cidade inteligente. Neste aspecto, Campinas é bastante atrativa pelo perfil também da sua população.”

Confira abaixo os cases da Prefeitura de Campinas

Leia também:

Case Cidades Inteligentes: projetos-pilotos do CPQD visam maior segurança à população de Campinas

Case Cidades Inteligentes: como semicondutores e sistemas de mobilidade da Wernher von Braun tornaram-se exemplos para o mundo

Segurança Pública: monitoramento inteligente por meio de câmeras 

Por meio de câmeras de segurança, o CIMCamp (Central Integrada de Monitoramento de Campinas), implementado pela Prefeitura de Campinas, faz a fiscalização eletrônica de carros e é capaz de informar, a partir de um banco de dados regional, se o veículo identificado pelo sistema é produto ou participou de um crime. O sistema monitora todas as entradas e saídas de Campinas, além de vias com grande fluxo de veículos e pontos estratégicos. O funcionamento é integrado a outros municípios da região que possuem o equipamento. Atualmente, o sistema conta com 500 câmeras de segurança.

De acordo com Christiano Biggi Dias, secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, a tecnologia ajuda tanto na prevenção de crimes quanto na elucidação de ocorrências.

“As câmeras e o monitoramento inteligente são ferramentas que auxiliam não só a Guarda Municipal, mas todas as outras forças de segurança, a dar uma resposta mais rápida no atendimento de situações de criminalidade. Isso proporciona mais segurança para a cidade e para a população”, afirmou.

Em funcionamento desde 2015, o sistema já foi responsável até junho de 2021, por:

  •  1.037 casos
  • 947 abordagens policiais
  • 625 conduções à delegacia de polícia
  • 267 indivíduos presos
  • 351 pessoas indiciadas
  • 519 veículos recuperados e apreendidos
  • De 2017 a 2021, 36 armas foram apreendidas

Aprova Fácil: desburocratização e agilidade no setor público

O Aprova Fácil, também uma iniciativa da Prefeitura de Campinas, é uma plataforma digital que simplifica os fluxos de processos na Secretaria de Planejamento e Urbanismo. Trata-se da Aprovação Responsável Imediata, a ARI ON-LINE 2.5, que permite a liberação de alvará de construção para empreendimentos horizontais de até 2.500 metros quadrados em um dia. Antes, a liberação poderia demorar até 40 dias.

Em vigor desde 2021, os sistema permite:

  • Simplificação da máquina pública
  • Tecnologia para garantir que os processos funcionem sem atendimento

presencial

  • Uso de tecnologia de informação para substituir os processos físicos
  • Simplificação dos fluxos dos processo
  • Evitar solicitação de documentos que são emitidos pela própria prefeitura
  • Evitar que o processo se torne físico (evitar: papel, carimbo, assinatura, protocolo analógico)
  • Assinatura digital
  • Sistema responsivo: funciona no computador e no smartphone

Texto: Assessoria de Imprensa FFCi

Bruna Mozer

comunicacao@forumcampinas.org.br