4 dicas para se dar bem em uma rodada de negócios

4 dicas para se dar bem em uma rodada de negócios

As rodadas de negócios são importantes oportunidades que não devem ser desperdiçadas. Por isso, nós preparamos 4 dicas essenciais que poderão te ajudar na hora de se relacionar com outras empresas em busca de uma boa parceria.

Para isso, conversamos com Carla Colonna, da 100 Open Startups, que conecta empresas e startups e hoje soma quase 400 ligações. O Movimento é um dos vários eventos que serão realizados dentro da 4ª edição do InovaCampinas com a proposta de realizar rodadas de negócios entre empresas, startups e pesquisadores de todo o Brasil. Confira:

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Carla Colonna, do Movimento 100 Open Startups. Foto: Divulgação

 Esteja disposto a cocriar

Não só  as startups, mas também as grandes empresas devem estar dispostas à cocriação. Esse relacionamento entre as empresas tradicionais e as startups ainda é algo novo e demanda desafios. Por isso, é importante que as startups não apresentem um modelo pronto e totalmente fechado, pois as grandes empresas normalmente têm processos já pré-definidos e um ritmo bastante diferente: mais lento e burocrático. É necessário e importante que ambos os lados estejam dispostos a criar juntos algo relevante, que atendam aos interesses de todos e realmente gere valor e resultado.

Seja paciente

Acredite! Não será na primeira rodada que o negócio será fechado. A startups devem ter claro que uma grande empresa tem processos gigantescos. Sim, elas estão se estruturando para serem mais ágeis, mas ainda têm um ritmo muito diferente em relação às startups. Por isso, realize quantas reuniões forem necessárias, busque a melhor estratégia e não desanime!

Ache seu ponto de equilíbrio

Sempre há muitas dúvidas do que uma startup deve ou não mostrar do seu negócio em uma rodada. Ou seja, se deve ou não compartilhar seus segredos. Neste caso, a dica é achar um ponto de equilíbrio. Estamos na era do compartilhamento de ideias, por isso, não faz muito sentido guardar muitas informações sobre o seu negócio. Acima de tudo é preciso que o executivo acredite na sua ideia e a leve para o restante da empresa. A dica é: guarde para você o que realmente é importante para se proteger e abra aos demais as informações que forem essenciais para garantir a atratividade ao seu negócio.

 Não se limite à agenda

Para as rodadas de negócios que realizamos no Movimento 100 Open Startups, buscamos cada vez mais antecipar as informações às grandes empresas para que consigam se preparar. Estamos trabalhando para criar facilidades também para a outra ponta: os empreendedores. No entanto, é muito importante que, numa rodada de negócio, em que a base principal é o networking, o empreendedor construa novas relações e aproveite as pessoas que estão presentes. Estar aberto às empresas, aparentemente sem nenhuma conexão, pode resultar em excelentes parcerias.

 

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