Painel sobre IA reuniu grandes players regionais

Painel sobre IA reuniu grandes players regionais

Evento foi um dos mais comentados durante o Inova Trade Show e demonstrou como Campinas se consolida como polo estratégico em inovação em inteligência artificial

 

O painel “The AI Valley is Here!” realizado no dia 13 de junho durante a Inova Trade Show em Campinas, reuniu alguns dos maiores nomes da inteligência artificial (IA) da região, destacando o papel central de Campinas como um hub de inovação, com pesquisa e desenvolvimento no setor. Organizado pela Fundação Fórum Campinas, o evento abordou as amplas oportunidades trazidas pela IA e reuniu especialistas de universidades, institutos de pesquisa, corporações e startups.

Representando as startups da região, Roseane Ramos, CEO da MatchIT e presidente do grupo Unicamp Ventures, abriu o painel ressaltando a importância estratégica da liderança sênior na identificação e endereçamento de oportunidades de inovação nas empresas. “Empresas que não consideram a inovação como um pilar tão relevante quanto seus KPIs financeiros estão fadadas a fracassar, ainda que hoje possam parecer ‘too big to fail’. Das 500 empresas da lista Fortune em sua 1ª edição, apenas 12% sobreviveram até hoje, graças à capacidade de inovar e se manterem relevantes nos contextos em transformação”, destacou Roseane. Ela ainda ressaltou que 42% das empresas brasileiras estão em estágio deficitário ou intermediário de maturidade em gestão da inovação, segundo pesquisa de benchmark recente, realizada pela MatchIT.

Vale mencionar que no mercado de startups de inteligência artificial (IA) da América Latina, o Brasil se destaca como protagonista, uma vez que abriga 73,65% do total de startups. O dado é de um levantamento realizado pela plataforma Distrito e estima que quase 70% das startups da América Latina foram fundadas após o ano de 2016, o que se apresenta como um cenário promissor com muitas oportunidades de atuação em aberto para impulsionar a eficiência, a inovação e a resolução de problemas.

Entre os grandes players regionais na inovação, a Bosch se destaca. Marcelo Silvestrin, Diretor de AIoT & Digital Innovation na Bosch, apresentou a aplicação de IA em soluções locais, como agricultura de precisão, digitalização em centros de distribuição e manutenção de frotas. Ele enfatizou a importância da formação de talentos na área de tecnologia, mencionando o DTA – academia para formação de talentos digitais da Bosch. “Nossa jornada de inovação é voltada para o desenvolvimento de tecnologia para a vida”, concluiu Silvestrin.

Quatro grandes institutos de pesquisa participaram do painel. SiDi, Instituto Eldorado, Venturus e CPQD. Representando o SiDi, Renata dos Anjos, Diretora de Desenvolvimento Corporativo da ICT, destacou quatro passos fundamentais para a implementação da IA nas empresas: encontrar a aplicação de IA que favoreça os negócios, coletar dados relativos ao problema, escolher um caso de uso relevante e buscar ajuda de profissionais habilitados. “O programa Metaindústria, do qual o SiDi faz parte, oferece um caminho seguro e assertivo para a jornada de IA nas indústrias”, explicou Renata.

Cibele Coscione, diretora de pesquisa e desenvolvimento do Instituto de Pesquisas Eldorado, destacou o papel transformador da Inteligência Artificial Generativa na sociedade e na região de Campinas. Ela afirmou: “A IA Generativa tem o potencial de revolucionar diversos setores, desde a saúde, proporcionando suporte avançado a diagnósticos, até a educação, com treinamentos personalizados que engajam os alunos de forma inédita. “No Instituto Eldorado estamos na vanguarda dessa revolução, apoiando nossos clientes no desenvolvimento de soluções inovadoras utilizando o estado da arte da tecnologia”, afirma Cibele.

Já Marcelo José Hernandes de Abreu de Oliveira, CTO da Venturus, discutiu as tendências emergentes da IA, enfatizando o papel do Venturus no mapeamento dessas tendências através dos Radares Tecnológicos. “Na Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (EBIA), identificamos três pontos principais de atenção: recursos humanos, infraestrutura e dados de qualidade. Tecnologias como Quantum ML e Neuro-Symbolic AI são tendências a serem observadas”, afirmou Oliveira.

Alberto Paradisi, Diretor de Estratégia e Mentoria de Negócios do CPQD, comentou que a evolução da Inteligência Artificial (IA) aponta para o surgimento de Agentes de IA, que são algoritmos altamente personalizados capazes de interagir e executar tarefas complexas em nome da pessoa à qual estão associados. “Nesse contexto, a segurança, a privacidade, a interoperabilidade e a descentralização são elementos cruciais para que isso aconteça. Desta forma, as tecnologias da Web3 podem ser as habilitadoras dessa mudança, pois permitem a criação de ambientes seguros, descentralizados e interoperáveis, onde os Agentes de IA possam operar de forma eficaz e transparente” avaliou o executivo.

Representando as universidades, Anderson Rocha, professor titular de Inteligência Artificial e Forense Digital no Instituto de Computação da Universidade de Campinas (Unicamp), abordou a revolução da convergência de tecnologias como genética, nanotecnologia, robótica, IoT, IA, blockchain e computação quântica. “Vivemos um momento especial em que diversas tecnologias exponenciais estão mutuamente se acelerando e mudando nossas vidas; é a chamada revolução da convergência’. Todas essas forças se conectam, impactando profundamente a transformação tecnológica e social, afirmou Rocha.

 

Sobre o Inova Trade Show

O Inova Trade Show 2024 faz parte do Campinas Innovation Week. Com três palcos, mais de 80 palestrantes e uma semana repleta de atividades focadas em inovação, tecnologia, empreendedorismo, e varejo, o evento celebra os 250 anos de Campinas. O evento foi organizado pela Fundação Fórum Campinas, com o patrocínio da Bosch e parceria com: Unicamp,Agência de Inovação Inova Unicamp, HIDs, PUC Campinas, Mescla, Fundepag, Conexão F, Alcance Consulting, Agência Sabiá, Affari Comunicação, Tradex, Atlassian Community, Unimed Campinas, Fundag, Visite Campinas, CNPEM, CPQD, Instituto Eldorado, SiDi, Venturus, Fitec e RapidWall Brasil.